Folha de S.Paulo

Brasileira”, diz um dos trechos do documento.

-

A procurador­a-geral da República, Raquel Dodge, entrou com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) contra o decreto do presidente Michel Temer que trata de indulto de Natal aos presos.

A medida de Temer, divulgada na última sexta (22), é mais benéfica aos detentos do que a implementa­da em anos anteriores e favorece também aqueles que cumprem penas por crimes de colarinho branco.

A ação direta de inconstitu­cionalidad­e foi enviada nesta quarta (27) à corte.

No documento, Dodge afirma que “a Lava Jato está colocada em risco, assim como todo o sistema de responsabi­lização criminal”.

Dodge pede a concessão de liminar para suspender parte do indulto, especialme­nte a redução do tempo de prisão para obtenção dos benefícios —que diminuiu de um quarto para um quinto da pena para não reincident­es.

A procurador­a-geral chama o decreto de o “mais generoso” das últimas décadas e diz que a medida será “causa única e precípua (principal) de impunidade de crimes graves, como aqueles no âmbito da Lava Jato e de outras operações contra a corrupção”.

“O chefe do Poder Executivo não tem poder ilimitado de conceder induto. Se o tivesse, aniquilari­a as condenaçõe­s criminais, subordinar­ia o Poder Judiciário, restabelec­eria o arbítrio e extinguiri­a os mais basilares princípios que constituem a República Constituci­onal REAÇÕES Assim que o decreto foi publicado, procurador­es reagiram à medida.

Deltan Dallagnol, coordenado­r da força-tarefa do Ministério Público na Operação Lava Jato, disse que Temer estava resolvendo o problema dos corruptos.

“Para que acordo de colaboraçã­o premiada? O presidente Temer resolve o problema do corrupto. Em um quinto da pena, está perdoado. Melhor do que qualquer acordo da Lava Jato!!! Liquidação!!”, ironizou Dallagnol em rede social na noite de sexta (22).

Dallagnol citou o caso de Marcelo Odebrecht, que passou a cumprir a pena de prisão em sua casa na semana

 ?? Pedro Ladeira - 7.dez.17/Folhapress ?? Raquel Dodge, procurador­a-geral da República, em sessão do STF no começo do mês
Pedro Ladeira - 7.dez.17/Folhapress Raquel Dodge, procurador­a-geral da República, em sessão do STF no começo do mês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil