Folha de S.Paulo

Em entrevista ao príncipe Harry, Obama critica redes

-

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama (2009-17) fez um alerta contra o uso irresponsá­vel das redes sociais durante uma entrevista ao príncipe Harry. A conversa aconteceu em setembro e foi veiculada nesta quarta-feira (27), no programa Today da Radio 4 da BBC.

“Um dos perigos da internet é que as pessoas podem ver a realidade de formas totalmente diferentes. Podem ser iludidas por informaçõe­s que reforçam suas posições”, disse Obama em sua primeira entrevista desde que saiu da Casa Branca, em janeiro.

“A questão que se põe é como explorar essa tecnologia de maneira a permitir a pluralidad­e dos vozes, a diversidad­e dos pontos de vista, evitando uma balcanizaç­ão [termo da geopolític­a para a fragmentaç­ão de um território ou região] da sociedade e, sim, contribuin­do para um terreno comum”, completou.

Ele não mencionou explicitam­ente seu sucessor, o republican­o Donald Trump, criticado por seus tuítes intempesti­vos, mas disse que quem ocupa cargos de poder deve ter cuidado ao publicar mensagens que distorcem o debate público.

Ao ser questionad­o por Harry sobre sua seriedade durante a última cerimônia de posse, Obama respondeu que teve “sensações dúbias” sobre deixar a Presidênci­a dos EUA. Por causa do “trabalho que ficou incompleto e as preocupaçõ­es sobre como o país andaria”. “Mas, você sabe, de maneira geral havia serenidade ali”, afirmou.

E o que mudou depois da Casa Branca?, perguntou Harry. “Eu acordo mais tarde”, com o “espírito livre”, disse Obama. “É uma alegria ter a possibilid­ade de ser dono do seu dia. Quando eu me levanto, quero tomar minhas próprias decisões, decidir como quero usar meu tempo.”

Ele reconheceu que é difícil, porém, não lamentar determinad­os aspectos de não ocupar mais o “fascinante e gratifican­te” cargo.

“Sinto falta da minha equipe. Até do trabalho eu sinto falta”, disse na entrevista gravada em Toronto, em paralelo aos “Invictus Games”, competição esportiva para feridos e mutilados de guerra, evento criado pelo príncipe Harry.

À BBC, Harry, que foi editor convidado e conduziu o programa de rádio, afirmou que “foi divertido” conversar com Barack Obama, “apesar do fato de que ele queria me entrevista­r”.

O príncipe se casará com a atriz americana Meghan Markle em maio. E Barack Obama será convidado para o casamento? “Não sei”, respondeu à emissora britânica. “Ainda não fizemos a lista. Então, quem sabe quem serão os convidados? Não quero estragar a surpresa”, brincou.

Segundo o tabloide “The Sun”, a possível presença de Obama no casamento preocupa o governo britânico, que teme que o convite seja visto como uma afronta a Trump.

 ?? BBC Radio 4 Today ?? O ex-presidente americano, Barack Obama, durante entrevista ao príncipe Harry para a BBC
BBC Radio 4 Today O ex-presidente americano, Barack Obama, durante entrevista ao príncipe Harry para a BBC

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil