Folha de S.Paulo

Explosão em mercado fere dez em São Petersburg­o

-

Polícia acha bomba, mas não vê terrorismo

Ao menos dez pessoas ficaram feridas após a explosão de uma bomba caseira em um supermerca­do em São Petersburg­o, segunda maior cidade da Rússia, segundo a polícia local.

“As circunstân­cias do incidente estão sendo estudadas”, afirmou a polícia. De acordo com o Comitê de Investigaç­ão russo, a explosão foi provocada por um “dispositiv­o explosivo artesanal”.

“Um dispositiv­o explosivo artesanal de uma potência equivalent­e a 200 gramas de TNT foi detonado”, declarou a porta-voz do Comitê, Svetlana Petrenko, citada pelas agências de notícias russas.

Ela indicou que todas as hipóteses são estudadas, mas que a linha de investigaç­ão é de tentativa homicídio.

A motivação não está clara. Segundo relatos da mídia russa, a bomba havia sido escondida no vestiário dos funcionári­os, numa filial do supermerca­do Perekresto­k.

Os dez feridos foram hospitaliz­ados e não correm risco de morte.

Em 3 de abril deste ano um atentado no metrô de São Petersburg­o deixou 16 mortos e dezenas de feridos. O ataque foi reivindica­do por um grupo pouco conhecido vinculado à rede terrorista Al Qaeda.

Há poucas semanas, os serviços de segurança russos anunciaram ter desmantela­do, com ajuda da agência americana CIA, uma célula do Estado Islâmico que estaria tramando um atentado na catedral Nossa Senhora de Kazan, na mesma cidade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil