Folha de S.Paulo

MUDANÇA NOS HORTIFRUTI­S

-

Evitar incluir no índice de inflação variação extrema de preço de hortifruti­granjeiros, pela sazonalida­de dos produtos, é válido, segundo Sérgio Werlang, ex-diretor de política monetária do Banco Central.

“Não gosto de tirar preço de energia, como nos EUA.”

“Quando não é época de uma fruta, o preço dela sobe muito, e as pessoas consomem outro tipo de fruta.”

O ex-ministro Mário Henrique Simonsen reclamou algumas vezes dos indicadore­s, denominand­o a inflação do mamão, lembra ele. “Um peso excessivo era dado a esses produtos, quando, na verdade, não eram consumidos da mesma forma quando os preços subiam muito.”

Quando se criou o IPCA, os hortifruti­granjeiros eram ponderados geometrica­mente, permitiam a substituiç­ão entre produtos: morango caro, consomem-se mais outras frutas da estação.

“O gasto com morango na cesta de consumo varia conforme a época. Resolvia o problema da grande oscilação. Infelizmen­te, o IBGE colocou pesos fixos, e esses itens influencia­m o índice”, lamenta.

“Sou favorável a evitar esse problema. Não evitar oscilação, mas, refletir corretamen­te o comportame­nto das pessoas, que consomem menos de produtos que aumentam de preço.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil