Folha de S.Paulo

Ministro pede demissão e diz que mira eleição

Ronaldo Nogueira deve ser substituíd­o no Trabalho por Pedro Fernandes, também do PTB

-

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira (PTB), pediu demissão nesta quartafeir­a (27). Auxiliares do presidente Michel Temer afirmaram que o agora ex-ministro comunicou que vai concorrer à eleição de 2018 e, portanto, deixará o cargo.

O presidente disse a assessores que até março —prazo para que os candidatos saiam dos cargos que ocupam— trocará os ministros que disputarão as eleições.

Em carta entregue a Temer, o ministro disse que deixava o posto com “sentimento de dever cumprido” e que voltará à Câmara para defender “de forma aguerrida as reformas que modernizem a sociedade brasileira”.

No lugar dele, que vai concorrer à reeleição para deputado federal, deve assumir o deputado Pedro Fernandes (PTB-MA). À Folha Fernandes disse que ainda não foi procurado por Temer. O convite, ele diz, veio do líder de seu partido na Câmara, Jovair Arantes (GO).

“Foi um susto, mas estou topando. Já me refiz do susto e vamos lá”, declarou o deputado, que prometeu não disputar o sexto mandato.

Ainda segundo Fernandes, Jovair estava acompanhad­o de Nogueira na hora do convite, feito por telefone. O ministro, ainda segundo o deputado, “quer dar uma descansada em janeiro, porque pegou um sufoco grande”.

Na manhã desta quarta, ao divulgar dados do Caged, o ministro disse que conversari­a sobre os dados de emprego na reunião com Temer.

Do encontro no Palácio do Planalto, porém, participar­am também Jovair e o presidente do PTB, Roberto Jefferson. O nome do novo ministro foi debatido na reunião.

A gestão de Nogueira foi marcada por temas que geraram PEDRO FERNANDES (PTB-MA), sobre o convite para assumir o Ministério do Trabalho desconfort­o para o governo. O ministro ficou conhecido por criar uma portaria que alterava as regras de fiscalizaç­ão do trabalho escravo, flexibiliz­ando as caracterís­ticas que definiriam o trabalho análogo à escravidão.

Após críticas ao texto, inclusive, da procurador­a-geral da República, Raquel Dodge, Temer disse que a portaria deveria sofrer alterações.

Nogueira precisou arcar também com o desgaste da implementa­ção da reforma trabalhist­a, que entrou em vigor em novembro. (MARINA DIAS, DANIEL CARVALHO, LAÍS ALEGRETTI E LETÍCIA CASADO)

“Foi um susto, mas estou topando. Já me refiz do susto e vamos lá

Cotado para ministro do Trabalho votou contra impeachmen­t de Dilma folha.com/no1946467

 ?? Pedro Ladeira - 8.nov.2007/Folhapress ?? Ronaldo Nogueira (PTB-RS), que sai da pasta do Trabalho
Pedro Ladeira - 8.nov.2007/Folhapress Ronaldo Nogueira (PTB-RS), que sai da pasta do Trabalho
 ?? 24.fev.2016/Câmara dos Deptados ?? Pedro Fernandes (PTB-MA), seu provável substituto
24.fev.2016/Câmara dos Deptados Pedro Fernandes (PTB-MA), seu provável substituto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil