Folha de S.Paulo

Lentidão do iPhone leva consumidor­es à Justiça

Apple reconheceu que reduz velocidade de smartphone para economizar bateria

-

Proprietár­ios dizem que atitude da empresa os levou a tomar ações equivocada­s para tentar corrigir problema

Consumidor­es de iPhone entraram com ações nos EUA e em Israel acusando a Apple de lesá-los ao deixar os aparelhos mais lentos sem aviso prévio para compensar o mau desempenho da bateria.

A Apple reconheceu na semana passada pela primeira vez em detalhe que atualizaçõ­es do sistema operaciona­l divulgadas desde o ano passado para iPhone 6, iPhone 6s, iPhone SE e iPhone 7 incluíram um recurso para “suavizar” a fonte de alimentaçã­o das baterias.

Os telefones sem o ajuste desligaria­m abruptamen­te por precaução projetada para evitar a queima de componente­s, disse a Apple.

Ao menos oito ações judiciais foram levadas a tribunais federais americanos desde que a empresa revelou a alteração no seu sistema para dispositiv­os móveis, o iOs.

A mudança pode ter levado os proprietár­ios do iPhone a tentativas equivocada­s para resolver os problemas de lentidão, afirmam os processos judiciais.

Todas as ações nos Estados Unidos —registrada­s em cortes distritais na Califórnia, em Nova York e Illinois— buscam ação de classe para representa­r potencialm­ente milhões de proprietár­ios de iPhone em todo o país.

Um caso similar foi apresentad­o em um tribunal israelense na segunda-feira (25), informou o jornal “Haaretz”.

Procurada, a Apple não se pronunciou sobre os processos judiciais.

A divulgação ocorreu após uma análise feita pela Primate Labs, que desenvolve um aplicativo para medir o desempenho de iPhone, identifica­r sinais na velocidade de processame­nto e concluir que a mudança do software tinha que estar por trás disso.

Antes de a Apple reconhecer a prática e atribuí-la à questão da bateria, consumidor­es especulava­m que a empresa tornava os aparelhos mais lentos para estimular a compra de novos.

 ?? Adnan Abidi - 27.jul.16/Reuters ?? Vendedor utiliza iPhone em loja em Nova Déli, na Índia
Adnan Abidi - 27.jul.16/Reuters Vendedor utiliza iPhone em loja em Nova Déli, na Índia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil