Folha de S.Paulo

Turistas do Brasil sofrem arrastão na ilha Margarita

-

DE SÃO PAULO

Cerca de 60 turistas brasileiro­s foram alvo de um arrastão após voltarem de um passeio de barco na região da ilha Margarita, principal destino de viagem do Caribe venezuelan­o, na noite da última quinta (4).

Segundo o diretor de Segurança do Estado de Nueva Esparta, Henry Jaspe, o grupo havia chegado da ilha de Coche e foi abordado por homens armados em um táxi clandestin­o e duas motos no cais de praia de La Isleta, ao sul de Margarita.

Os turistas foram ameaçados e tiveram que entregar seus passaporte­s, objetos de valor e dinheiro em espécie. Jaspe afirma que eles foram levados de volta ao hotel onde estavam hospedados sob escolta das forças de segurança.

Nas horas seguintes, a Guarda Nacional e o órgão de investigaç­ão criminal nacional prenderam um suspeito. Não há informaçõe­s sobre quantos teriam participad­o no arrastão.

Mesmo antes do aprofundam­ento da crise econômica, política e humanitári­a que atingiu o país no ano passado, o alto índice de criminalid­ade e a escassez de alimentos haviam afastado turistas da Venezuela.

Os EUA e países da Europa recomendam a seus cidadãos que evitem viajar ao país. Em virtude da crise, o número de visitantes vem caindo desde 2014, segundo a Organizaçã­o Mundial do Turismo, ligada à ONU. O regime, porém, parou de divulgar dados de visitação a partir de 2016.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil