Folha de S.Paulo

RALI DACAR

-

Principal rali do mundo chega à sua 40ª edição

LIMA LA PAZ CÓRDOBA de todo terreno em moto, mas como comecei a minha carreira de treinador aos 18 anos e, sendo os jogos ao fim de semana, não havia maneira de conciliar as duas paixões”, afirmou o técnico.

Seu carro, batizado de Race for Good, estampa marcas de instituiçõ­es que apoiam causas humanitári­as em todos os cantos do planeta.

São elas a Ace For Africa, uma ONG que desenvolve trabalhos nas comunidade­s pobres no Quênia e Tanzânia para desenvolvi­mento na educação e saúde, a Fundação Laureus e a APPACDM, uma associação que apoia as necessidad­es do cidadão com deficiênci­a mental.

Em sua primeira participaç­ão no Dacar, Villas-Boas tem um só objetivo: cruzar a linha de chegada no dia 20 de janeiro. Não está preocupado com rendimento ou posições. No momento ocupa a 44ª posição após dois dias de disputa, a quase 3h30 do líder Cyril Despres.

“Meu humilde objetivo é chegar ao fim são e salvo, carro e pilotos! Felizmente estou rodeado pelos melhores do mundo”, afirmou.

Em que pese a paixão pelo automobili­smo, Villas Boas nem pensa em deixar o futebol. No segundo semestre, com o início da temporada 2018-2019, quer retornar a um grande clube europeu.

“Só foi possível fazer esta grande aventura pois tenho seis meses livres desde a minha saída da China”, disse o treinador que tem em seu currículo dois títulos nacionais, em Portugal e na Rússia, e o da Liga Europa de 2010-11.

Villas-Boas tem sido especulado na imprensa europeia como um possível substituto de Unai Emery caso ele não siga no comando do PSG.

“Sou um treinador profission­al livre neste momento e felizmente tenho uma carreira que permite que meu nome esteja associado aos melhores clubes do mundo e, em consequênc­ia, aos melhores jogadores, como Neymar. Se isso acontecer ficarei muito feliz. Mas no momento, no entanto, a minha cabeça está em Córdoba”, disse. BRASIL NA DISPUTA O Brasil está representa­do no Dacar em três categorias. Nos UTVs, com as duplas Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Can-Am) e José Sawaya/Marcelo Haseyama (Polaris). Nos quadricicl­os, com Marcelo Medeiros (Yamaha), e nos carros com Jorge Wagenfuhr/Idali Bosse (Mitsubishi Triton).

Em 2017, os brasileiro­s Leandro Torres e Lourival Roldan foram campeões na categoria dos UTVs. Foi o primeiro título do país na história. O melhor resultado até então era de André Azevedo, vice nos caminhões em 2003.

 ?? PISCO SAN JUAN DE MARCONA AREQUIPA UYUNI SAN JUAN TUPIZA SALTA BELÉN CHILECITO Franck Fife/AFP ?? Pilotos competem no Rali Dacar, próximo a Pisco, no Peru
PISCO SAN JUAN DE MARCONA AREQUIPA UYUNI SAN JUAN TUPIZA SALTA BELÉN CHILECITO Franck Fife/AFP Pilotos competem no Rali Dacar, próximo a Pisco, no Peru
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil