Folha de S.Paulo

Executivos têm mais chance de vencer eleições nos EUA

-

Políticos que ocuparam cargos executivos têm 44,1% mais chances de serem eleitos para cargos federais nos Estados Unidos do que os que não vêm do mercado, aponta um estudo americano.

A pesquisa analisou dados de candidatur­as a cargos de senador, deputado, presidente e vice-presidente no país entre 1980 e 2014.

No período, 65 candidatos que haviam sido CEOs, presidente­s ou fundadores de companhias de capital aberto disputaram 152 campanhas. Venceram 90 delas.

A reação do mercado denota a expectativ­a de que os eleitos proponham leis mais favoráveis a seus setores de atuação, diz Viktar Fedaseyeu, da Universida­de Bocconi, um dos autores do levantamen­to.

Suas campanhas recebem quase o mesmo volume de recursos que as dos demais candidatos (5,2% a mais), mas a verba, em geral, vem de grupos ligados a empresas.

Apesar de proibir o financiame­nto empresaria­l direto, a lei americana permite a doação por meio de comitês de ação política.

Essas organizaçõ­es reúnem contribuiç­ões de pessoas físicas, muitas vezes funcionári­os de corporaçõe­s.

Otimismo... Cerca de 40% dos micro, pequenos e médios empresário­s brasileiro­s ouvidos pela multinacio­nal britânica de tecnologia Sage planejam fazer novos aportes no próprio negócio no primeiro semestre deste ano.

...entre os menores O principal alvo dos investimen­tos deverá ser a área de marketing (38,5%), seguida por modernizaç­ão da operação (37%) e novas linhas de produto. Foram entrevista­das cerca de 400 empresas.

 ?? Lerderly ??
Lerderly

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil