Folha de S.Paulo

Currículos notáveis

-

RIO DE JANEIRO - Você viu a cena: 40 homens em fila, cada qual esperando a vez para debruçar-se sobre uma mesa e cheirar uma robusta fileira de cocaína. Isto feito, o sujeito voltava para o fim da fila até chegar de novo a sua vez —eram cerca de 160 fileiras, ou quatro cafungadas per capita. O ágape aconteceu num pavilhão do Presídio Central de Porto Alegre, controlado pela Polícia Militar.

O novo chefe do Detran de Minas Gerais, um delegado da Polícia Civil mineira, tem um invejável histórico como motorista: já foi multado uma vez por dirigir sem cinto de segurança, quatro por avançar o sinal e 21 por excesso de velocidade. Isso lhe rendeu 120 pontos na carteira — seis vezes mais que o permitido—, o que significa que terá de mandar apreender a sua, dele, carteira. Diz ele que foram outros que pegaram o seu carro e fizeram essas lambanças. Alguém que não toma conta do próprio carro pode dirigir o trânsito de um Estado?

A candidata do governo Temer ao ministério do Trabalho, que deveria garantir os direitos dos trabalhado­res, está sendo processada por dois ex-motoristas que a acusam de não ter assinado suas carteiras profission­ais quando foram empregados dela. A Justiça do Trabalho já a condenou numa das ações e a obrigou a pagar ao ex-funcionári­o R$ 14 mil em parcelas de R$ 1,4 mil, o que ela está fazendo. Mas, estranhame­nte, o dinheiro não sai de seu bolso, e sim da conta bancária de uma funcionári­a do seu gabinete como deputada.

Se a deputada virar ministra, assume seu lugar na Câmara seu suplente, por acaso condenado a 12 anos de prisão em regime fechado por submissão de adolescent­es ao ato sexual, mas posto em liberdade pelo ministro do STF Ricardo Lewandowsk­i. O condenado, também por acaso, é irmão do ex-governador do Rio Anthony Garotinho.

Currículos notáveis. CLÁUDIA COLLUCCI Folha. ANTONIO DELFIM NETTO.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil