Folha de S.Paulo

Em retorno, ‘Arquivo X’ parece parada no tempo e deve agradar apenas aos fãs mais ardorosos da série

-

COLUNISTA DO “F5”

Se hoje somos quase todos viciados em séries, é muito por culpa das que fizeram sucesso na década de 1990. Títulos como “Plantão Médico” e “Família Soprano” acostumara­m o espectador a acompanhar histórias longas com temáticas ousadas, sem a enrolação típica das novelas.

Uma das atrações mais influentes daquela época ainda está entre nós. É “Arquivo X”, que estreou em 1993 (um quarto de século atrás!) e retornou com sua 11ª temporada na quarta (10), na Fox.

Assim como os mistérios que os circundam, os agentes Mulder (David Duchovny) e Scully (Gillian Anderson) se recusam a desaparece­r. Após um hiato de mais de dez anos, a dupla voltou em 2016 em seis episódios especiais, com tamanha audiência que uma nova leva se tornou inevitável.

A temporada atual come- ça exatamente onde a anterior parou. Os fãs mais assíduos vão adorar, mas quem não está familiariz­ado com o universo da série não tem como embarcar neste trem em movimento. “Arquivo X” parece não fazer questão de ampliar seu público, que já estaria de dois nunca transaram. A agente foi engravidad­a “através da ciência”, em uma versão pósmoderna da divina concepção.

No mais, o ritmo continua idêntico ao de uma série de 20 anos atrás. Muito tiroteio e perseguiçã­o, com os protagonis­tas escapando enquanto qua- se todos à volta morrem.

É como se “Black Mirror”, “Dark” e outras descendent­es de “Arquivo X” nunca tivessem existido. Apesar da internet e dos avanços tecnológic­os —e da passagem do tempo, visível no rosto dos atores—, Mulder e Scully permanecem com os dois pés no passado recente.

O que é uma pena, porque os alvos das “denúncias” do programa —as armações que os poderosos fazem para se manter no poder, hoje populariza­das como “fake news”— estão na ordem do dia.

Uma pitada de modernidad­e teria trazido mais relevância à 11ª temporada. Do jeito que está, só os “X-Philers” (como os fanáticos se intitulam) vão se interessar. Para os demais, a TV do século 21 oferece centenas de outras opções. (TG) (THE X-FILES) ELENCO David Duchovny, Gillian Anderson e Mitch Pileggi QUANDO toda quarta, na Fox, às 23h, 12 anos AVALIAÇÃO regular

 ?? Robert Falconer/Divulgação ?? David Duchovny e Gillian Anderson em cena de episódio da nova temporada da série
Robert Falconer/Divulgação David Duchovny e Gillian Anderson em cena de episódio da nova temporada da série

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil