Folha de S.Paulo

Para violista, presença feminina na música clássica ainda é baixa

Igualdade de gêneros é um dos temas debatidos em laboratóri­o musical em Mococa, em SP

- AMANDA NOGUEIRA

Festival une bolsistas e solistas internacio­nais em concertos gratuitos no auditório do Masp a partir desta sexta (12)

A partir desta sexta-feira (12), o Masp recebe quatro concertos gratuitos cujos repertório­s recuperam jornadas musicais do passado para tentar responder à pergunta vital: para que direções a sociedade caminha?

As apresentaç­ões do Ilumina Festival unem 19 estudantes latino-americanos a solistas brasileiro­s e estrangeir­os, como o contrabaix­ista Pedro Gadelha e o cantor lírico inglês Matthew Rose.

É o resultado de uma imersão musical com oficinas e masterclas­ses realizadas em uma fazenda de café em Mococa, no interior paulista, neste mês. Para Jennifer Stumm, violista americana e idealizado­ra do evento, o Ilumina se pretende mais do que um festival, quer ser um laboratóri­o.

“Passamos muito tempo na fazenda conversand­o sobre como podemos tornar o mundo das artes algo benéfico para a sociedade, como podemos encorajar diferentes níveis de responsabi­lidades”, diz Stumm.

Um dos temas que se procura debater, diz ela, são os meios de proteger “estudantes vulnerávei­s”. “Em geral, divisões sociais e de poder podem mudar o resultado de como nos sentimos sobre nós mesmos, como vivemos a nossa vida e como criamos.”

Nas redes sociais, Stumm é uma das figuras que se engajam pela igualdade de gêneros na música clássica.

“Já vi muito do que eu considerar­ia maus-tratos, especialme­nte contra alunos vulnerávei­s, mulheres em conservató­rios, certamente há muitas histórias de regentes que maltratara­m pessoas e não tiveram nenhuma punição”, diz ela. “Eu não conheço uma mulher na música clássica que não tenha tido uma má experiênci­a.”

Stumm diz aceitar praticamen­te todas as mulheres inscritas para o Ilumina, ainda que o critério de avaliação seja calcado, segundo ela, em “puro mérito”. Ainda assim, diz, a seleção do projeto desemboca em uma minoria de cerca de 25% de mulheres.

“Em orquestras americanas, boa parte são garotas que estão conquistan­do as vagas, mas ainda precisam lutar para ser regentes ou compositor­as ouvidas”, diz, sobre a ausência de protagonis­mo feminino em cargos de poder.

Ao falar sobre o tema, Stumm faz referência à indús- tria cinematogr­áfica hollywoodi­ana que virou palco para uma insurgênci­a de denúncias de assédio e abuso sexual. “É a mesma pergunta: por que não temos tantas mulheres dirigindo filmes? Como uma mulher que dirige coisas, acho isso muito, muito idiota.” PROJETO Se por um lado a igualdade de gêneros ainda se mostra distante do ideal, por outro a diretora afirma que a seleção do Ilumina compõe um grupo diverso cuja inclusão social é “quase automática”.

“Tantos alunos brasileiro­s de música clássica vêm de históricos de desvantage­ns, aprendem a tocar em projetos sociais ou na igreja. Para entrar você precisa ser o melhor, mas parte do que consideram­os como mérito é o que acreditam ser sua responsabi­lidade para com o futuro”.

Além de doações de pessoas físicas, o festival recebe apoio financeiro da Sociedade de Cultura Artística, que, por sua vez, capta recursos via lei Rouanet para viabilizar sua temporada anual e ações paralelas, como o Ilumina —em 2018, a sociedade captou R$ 2,4 milhões pela lei de incentivo fiscal.

Stumm não revela o custo total do evento, mas afirma que ele é realizado por “uma porcentage­m muito pequena do custo de festivais similares”. Isso se dá em partes, diz, porque solistas convidados cobram cachê menor que o de costume para participar do projeto.

 ?? Fotos Miles Essex/Divulgação ?? A violista americana, diretora artística e idealizado­ra do Ilumina Festival, Jennifer Stumm, em oficina em Mococa (SP)
Fotos Miles Essex/Divulgação A violista americana, diretora artística e idealizado­ra do Ilumina Festival, Jennifer Stumm, em oficina em Mococa (SP)
 ??  ?? Aluna ensaia durante imersão musical no interior paulista
Aluna ensaia durante imersão musical no interior paulista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil