Folha de S.Paulo

ARGENTINA

-

Puerto Iguazú, província de Misiones —saindo de Buenos Aires, o voo dura cerca de 1h e 30 min 2017 seu recorde, com mais de 1,42 milhão de visitantes.

Entre as principais vantagens do lado argentino estão a incidência menor de aglomeraçõ­es, a proximidad­e entre passarelas e cachoeiras e a extensão e variedade das trilhas. Considere esses dois últimos pontos para reservar ao menos um dia inteiro para conhecer o Parque Iguazú.

Os guias costumam recomendar que, ao chegar ao local, o turista já embarque no Trem da Selva, que leva cerca de meia hora para alcançar a face argentina da Garganta do Diabo. A não mais que 18 km/h, o trem permite a contemplaç­ão da floresta ainda bem preservada.

Deste lado, a vista da Garganta é também fascinante. Há, porém, uma diferença expressiva em relação ao parque brasileiro: o mirante do país vizinho fica em uma posição mais alta, o que permite, por exemplo, boa observação das centenas de pássaros que, em grande velocidade, atravessam as cascatas.

Ao desembarca­r do trem, não deixe de percorrer os circuitos superior e inferior do Iguazú. Formado por seis mirantes, o superior começa em águas calmas até alcançar belas cachoeiras, como a Bossetti, ao longo de 1,2 km. Já o inferior se estende por uma distância maior (1,6 km). Em ambos, as passarelas são suspensas. São dois passeios sobretudo de contemplaç­ão.

Bem diferente é a incursão promovida pela empresa Iguazú Jungle até o pequeno porto de Macuco, ao qual se chega de caminhão.

De lá partem grandes lanchas que navegam o rio Iguaçu por cerca de 6 km. O ápice do passeio se dá quando a embarcação corta cachoeiras de intensidad­e média —esqueça a Garganta do Diabo.

O giro é uma sucessão de paisagens de cartão-postal. A experiênci­a visual, contudo, tem um limite. Mal se vê o que há pela frente quando a lancha avança sob as cataratas. É hora de sentir as águas dos pés à cabeça.

Na embarcação, os equipament­os de segurança estavam em ordem, e a equipe transmitia orientaçõe­s claras aos turistas. No lado brasileiro, há um passeio equivalent­e, o Macuco Safari. DE IGUAÇU PARA IGUAZÚ

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil