Folha de S.Paulo

Furnas abre licitação para usina eólica em atraso

-

A companhia de energia Furnas, que pertence à Eletrobras, vai investir cerca de R$ 650 milhões em um parque eólico em Fortim (CE).

O aviso da licitação para os aerogerado­res foi tornado público nesta quinta-feira (11). Esse, no entanto, não é o único equipament­o no total do aporte, pois também há subestaçõe­s e itens de conexão de energia.

Não é a primeira vez que a empresa abre procedimen­to para comprar turbinas.

Esse parque faz parte de um conjunto de quatro usinas geradoras para as quais já haviam sido fechados contratos com uma fornecedor­a chamada Impsa, que não entregou os equipament­os e entrou em recuperaçã­o judicial.

Inicialmen­te, previu-se que as usinas eólicas seriam inaugurada­s em 2015. Além do problema com o fornecedor, foi preciso negociar também a ligação de Fortim com o sistema, diz Álvaro Miranda, assistente da diretoria de Furnas.

“O atraso aconteceu por razões alheias à nossa vontade: foi preciso rever como seria a conexão do parque.”

Agora, resolvidas essas questões, há uma nova estimativa para o início da operação de Fortim: “Prevemos que essa unidade deverá começar a gerar no fim de 2019, inclusive porque é a data acertada com a Aneel.”

Toda a energia (serão 140 MW de potência instalada) foi vendida em leilão.

Depois de acertar a compra dos aerogerado­res de Fortim, Furnas começará a planejar a aquisição de equipament­os dos outros três parques. “Faremos isso conforme a nossa capacidade financeira.” 2 3

 ?? Leonardo Wen - 7.jan.2010/Folhapress ?? Luiz Urquiza, diretorpre­sidente da rede de academias
Leonardo Wen - 7.jan.2010/Folhapress Luiz Urquiza, diretorpre­sidente da rede de academias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil