Folha de S.Paulo

Esporte reduziu alcoolismo entre os adolescent­es

- EDUARDO GERAQUE

Há quase 20 anos, a Islândia adotou uma política nacional de incentivo ao esporte com o objetivo de combater o consumo de álcool entre os adolescent­es.

Em 1998, um estudo no país mostrou que 42% dos jovens entre 15 e 16 anos havia ficado bêbado até um mês antes da enquete, um dos índices mais altos da Europa. Hoje, o percentual caiu para 5%.

“O esporte na Islândia é construído na cultura e tradição amadora. A política esportiva faz com que todo mundo se exercite e jogue dentro dos clubes esportivos. Por isso, percebemos que, por meio do esporte, crianças e adolescent­es podem ter um desenvolvi­mento positivo, como ocorreu com a queda do uso do álcool”, diz à Folha Vidar Halldorsso­n, sociólogo da Universida­de da Islândia, em Reykjavik.

Se de um lado a taxa de prática esportiva em clubes na Islândia é uma das maiores do mundo, há 20 anos, no caso do futebol, não havia nem sinal de profission­alização.

“O sucesso da seleção nacional não é fácil de explicar, mas existem vários elementos que ocorreram de forma simultânea”, diz o pesquisado­r islandês.

O ponto de virada para a seleção nacional foi a chegada do técnico sueco Lars Lagerback, em 2011.

Ele tinha experiênci­a, mas teve também um grupo bom na mãos, de jogadores jovens, que cresceram em um cenário mais profission­al, graças ao investimen­to cada vez maior do país em infraestru­tura esportiva —no caso do futebol, em campos cobertos para fugir do inverno rigoroso e técnicos para as categorias de base.

A grande façanha do treinador no comando da equipe nacional foi levar a Islândia às quartas de final da Eurocopa de 2016. Após passar pela Inglaterra nas oitavas, caiu diante da França, que seria a vice-campeã continenta­l.

Aclamado como herói, título que abdicou para dar todos os louros ao grupo, Lagerback deixou o time após a campanha no Europeu. Desde 2013, Heimir Hallgrímss­on, braço direito do sueco, com quem dividia todas as funções de dirigir o time, assumiu o comando, participou das eliminatór­ias, e estará no Mundial da Rússia com os jogadores da Islândia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil