Folha de S.Paulo

Alckmin busca aliança para ter o maior tempo de TV

Conversa com partidos visa reduzir incertezas sobre viabilidad­e ao Planalto

- BRUNO BOGHOSSIAN 1 segundo Total:

Objetivo é chegar a 1/3 de cada faixa do horário eleitoral; negociaçõe­s miram siglas cortejadas por Maia e Meirelles

Para reduzir os questionam­entos sobre a viabilidad­e de sua candidatur­a, Geraldo Alckmin (PSDB) tentará construir uma aliança para a corrida presidenci­al que pode dar à sua chapa a maior fatia de tempo da propaganda eleitoral entre todos os postulante­s ao Palácio do Planalto.

O tucano trabalha para conquistar esse espaço na TV com o objetivo de emitir sinais de musculatur­a política e se tornar o principal nome do bloco de centro na eleição.

O governador paulista disse a aliados, nas primeiras conversas do ano, que pretende firmar uma aliança que garanta a ele um terço de cada faixa de 12min30s da propaganda eleitoral na televisão —ou seja, 4min10s.

Com esse espaço, Alckmin poderá ter um programa mais longo que qualquer outro competidor. O tempo restante deve se dividir entre diversos candidatos e, segundo cálculos dos tucanos, restariam poucas combinaçõe­s de partidos que poderiam superar a fatia do governador.

Aliados acreditam que Alckmin precisa dominar a campanha na TV para evitar o cresciment­o de um adversário lançado por uma coligação de grandes siglas, como o MDB de Michel Temer.

Os tucanos querem acelerar as negociaçõe­s para a construção de sua aliança e bloquear a consolidaç­ão de novas candidatur­as competitiv­as em seu campo político, como a do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), e a do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD).

O governador paulista disse a aliados que trabalha para firmar uma coligação com outros seis partidos além do PSDB, mas admitiu que a in- certeza sobre o quadro eleitoral ainda dificulta o avanço das articulaçõ­es.

Em uma conversa há cerca de uma semana, Alckmin discutiu uma potencial aliança com DEM, PP, PSD, PTB, PPS, e Solidaried­ade. Com essas siglas, o tucano ocuparia 4min27s de cada bloco da propaganda —pouco mais do que um terço do espaço total.

Auxiliares acreditam que a conquista de um programa de TV amplo será interpreta­da como um sinal de força de Alckmin, cuja estagnação nas pesquisas alimenta dúvidas sobre sua viabilidad­e, mesmo entre os tucanos.

Para o governador e seus principais aliados, a propaganda Aliança desejada pelos tucanos ENTENDA A PROPAGANDA NA TV O que Quando Horário

 ?? Beto Barata/Presidênci­a ?? » SAÚDE É O QUE INTERESSA Em caminhada de cerca de 1,3 km, do Palácio do Jaburu até o Alvorada, Michel Temer discutiu com ministros como Henrique Meirelles (Fazenda) e Moreira Franco (Secretaria-Geral) a votação da reforma da Previdênci­a; para mostrar...
Beto Barata/Presidênci­a » SAÚDE É O QUE INTERESSA Em caminhada de cerca de 1,3 km, do Palácio do Jaburu até o Alvorada, Michel Temer discutiu com ministros como Henrique Meirelles (Fazenda) e Moreira Franco (Secretaria-Geral) a votação da reforma da Previdênci­a; para mostrar...

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil