Folha de S.Paulo

NAVEGAÇÃO ESTÁVEL

-

trabalha com um cenário de estabilida­de ou leve melhora neste ano, diz José Cardoso, diretor-geral para o Brasil.

“Deverá haver, no entanto, um aumento do tíquete médio. O valor das vendas deverá melhorar por causa de novas funções implementa­das.”

A Samsung triplicou a venda em 2017 de alguns de seus novos modelos, em relação aos antecessor­es, e prevê um novo cresciment­o em 2018, afirma Renato Citrini, gerente sênior da companhia.

O comércio eletrônico cresceu 12% em receita em 2017, em termos nominais. Foi o segundo pior desempenho desde 2011, quando a ABComm, a associação do setor, passou a monitorar o número.

Os anos de altas acima de 20% ficaram para trás, segundo o presidente da entidade, Mauricio Salvador.

“À medida que o volume do mercado cresce, o percentual anual fica menor. É um sinal de que o e-commerce já está forte”, afirma.

Outro indicador de que o setor está maduro é que já não se abrem operações como o ritmo do passado. Grosso modo, a cada ano apareciam 20% a mais de empresas, mas em 2017 foram 9%.

O comércio eletrônico pode crescer significat­ivamente se um varejista cuja entrada no mundo on-line ainda não foi bem resolvida conseguir fazer essa transição, diz Salvador: os supermerca­dos.

“Os clientes acham que é importante ver a fruta, e a fase de entrega ao consumidor ainda é muito cara no Brasil.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil