Folha de S.Paulo

Antes de investir, vale cortar custos das operações

-

DE SÃO PAULO

Mesmo com a perspectiv­a de melhora econômica, o empreended­or de pequeno e médio porte deve manter a cautela nos próximos meses para não perder dinheiro.

Antes de investir, o momento é de rever as práticas de gestão para economizar e aumentar a rentabilid­ade na hora de aplicar parte do caixa, seja em estoques, insumos ou na contrataçã­o de novos funcionári­os.

O primeiro passo é rever a estrutura de custos e garantir que não há desperdíci­o.

“A crise foi útil para incentivar o empresário a reajustar seus gastos e continuar competitiv­o durante a retração”, afirma Alexandre Teixeira, da área de negócios e empresas do banco Santander.

Para o economista e consultor do Sebrae Pedro João Gonçalves, o país acabou de começar a “subir a ladeira da recuperaçã­o”, mas o movimento pode levar tempo.

Além de observar dados como juros e inflação, é importante avaliar a região onde o negócio está localizado e o cresciment­o ou retração daquele setor específico.

Até o valor do produto pode influencia­r: quem produz bens ou serviços mais caros, que dependem de financiame­nto, pode demorar a perceber melhora nas vendas.

As eleições deste ano e a Copa do Mundo também podem influencia­r o cenário.

Para Gonçalves, uma alternativ­a é fazer um monitorame­nto da economia mês a mês antes de tomar qualquer decisão de investir. (AR)

 ??  ?? O empreended­or Alexandre Lara na sede da start-up Blu365, na Vila Olimpia, zona oeste de São Paulo; empresa oferece serviços de educação financeira e renegociaç­ão de dívidas
O empreended­or Alexandre Lara na sede da start-up Blu365, na Vila Olimpia, zona oeste de São Paulo; empresa oferece serviços de educação financeira e renegociaç­ão de dívidas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil