Folha de S.Paulo

Tribunal impede outra vez posse de Cristiane Brasil no Trabalho

Marun disse não considerar ‘imoral’ a indicação da deputada

-

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região manteve novamente nesta segunda (15) a liminar que impede a posse da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) como ministra do Trabalho.

Na sexta (12), a AdvocaciaG­eral da União (AGU) havia entrado com embargos de declaração no TRF-2 contra a liminar que suspendeu a deputada de assumir o cargo.

Com a decisão, a formalizaç­ão dela no cargo, que deveria ter acontecido em cerimônia na terça (9), continua suspensa.

O juiz federal Vladimir Vitovsky negou os recursos da AGU e fixou a competênci­a da 4ª Vara Federal de Niterói para tratar do caso.

Nesta segunda, o juiz federal de Niterói (RJ) Leonardo Couceiro, que decidiu suspender na semana passada a posse sob o argumento de que a indicação desrespeit­a o princípio da moralidade administra­tiva, negou pedido da AGU para reconsider­ar a sua própria decisão.

Com mais uma derrota no TRF, o presidente Michel Temer deve recorrer ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) para tentar garantir a posse da deputada.

A avaliação do Palácio do Planalto é de que o episódio foi “politizado” pela Justiça no Rio de Janeiro e que o STJ poderá fazer uma análise “menos contaminad­a” sobre a posse da parlamenta­r no ministério.

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, afirmou nesta segunda (15) não considerar imoral a indicação para o comando do Ministério do Trabalho de alguém que sofreu condenação trabalhist­a.

Indicada pelo seu pai Roberto Jefferson, a deputada federal Cristiane Brasil (PTBRJ) foi condenada a pagar R$ 60 mil por dívidas trabalhist­as a um de seus ex-motoristas. Ela também fez acordo com outro profission­al, pagando R$ 14 mil, para evitar nova condenação.

“Eu não considero nem amoral nem imoral todos aqueles que, em algum momento de suas vidas, principalm­ente aqueles que são empregador­es, perderam ações na Justiça do Trabalho”, disse.

 ?? Mateus Bonomi/Folhapress ?? » JULGAMENTO DE LULA Nesta segunda (15), a ministra Cármen Lúcia recebeu o presidente do TRF-4, Carlos Eduardo Thompson Flores, para tratar, entre outras questões, da segurança
Mateus Bonomi/Folhapress » JULGAMENTO DE LULA Nesta segunda (15), a ministra Cármen Lúcia recebeu o presidente do TRF-4, Carlos Eduardo Thompson Flores, para tratar, entre outras questões, da segurança

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil