Folha de S.Paulo

Lácio de La Moneda, sede do governo chileno, ao lado do ditador Augusto Pinochet.

-

Movimento Juvenil Lautaro —uma guerrilha ativa nos anos 1980 e que realizava atentados contra a ditadura militar (1973-1990).

Nos últimos anos, o grupo vem se rearticula­ndo e abarcando bandeiras como o anarquismo e a causa de grupos indígenas mapuche que reivindica­m parte dos território­s chileno e argentino.

Também entre políticos chilenos e simpatizan­tes da esquerda, a visita do papa é malvista. Está viva na memória de muitos chilenos a visita amigável do papa João Paulo 2º ao país, em 1987, na qual saiu na varanda do Pa- TCHAU, ARGENTINA Ao sobrevoar o território da Argentina, seu país natal, a caminho do Chile, Francisco mandou uma mensagem aos conterrâne­os: “Enquanto sobrevoo o espaço aéreo argentino, estendo minhas calorosas predições e envio meus melhores desejos de coração a todo o povo da minha pátria, garantindo-lhes minha proximidad­e e bênçãos”.

Como costuma fazer, Francisco pediu que os argentinos rezassem por ele. A mensagem segue o protocolo de enviar declaraçõe­s a todos os países que o papa sobrevoa em suas viagens.

O presidente Mauricio Macri agradeceu publicamen­te e completou: “Desejo [ao papa] que sua visita aos irmãos do Chile e do Peru seja fonte de paz, esperança e inspiração. A Argentina o acompanha com o carinho e o respeito de sempre”.

Com esta viagem, Francisco terá visitado nove países da América Latina desde sua ascensão, em 2013, sem nunca ter voltado à Argentina, onde teme que sua imagem seja usada politicame­nte.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil