Folha de S.Paulo

Dar carne crua para cães e gatos traz riscos

Além de problemas de saúde para o bicho de estimação, dono também pode sofrer

- PHILLIPPE WATANABE

O costume de dar carne crua para cães e gatos pode representa­r um perigo para os bichinhos e para as pessoas que vivem com eles. Cientistas encontrara­m contaminaç­ão pela bactéria Escherichi­a coli em 80% da comida analisada destinada aos animais.

A conclusão é de um estudo publicado na revista “Veterinary Record”.

Trinta e cinco amostras de oito marcas diferentes de comida crua industrial­izada para animais foram analisadas.

O foco da pesquisa foi a Holanda, mas os resultados não se restringem ao país. No Brasil, é comum que os donos deem aos animais pedaços de carne e até ossos.

Muitos donos optam por esse tipo de alimentaçã­o crua por supostos benefícios de saúde, o que, segundo os autores da pesquisa, são “anedotas, sem estudos que comprovem tais afirmações”.

Contudo, os cientistas dizem que são inúmeros os estudos que mostram os riscos da comida crua, como o hipertireo­idismo.

Para Josélio Moura, vicepresid­ente da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinári­a, a melhor opção é dar ração para os cães e gatos. Carnes cozidas são outra opção.

Além do perigo para os bichos, seus donos humanos também correm risco ao entrar em contato com essa alimentaçã­o animal. No estudo, 23% das amostras estavam contaminad­as com um tipo de E. coli que, nas pessoas, pode causar colites hemorrágic­as.

 ?? Zé Carlos Barreta - 5.mai.2014/Folhapress ?? Carne crua pode contaminar bichos e humanos, diz estudo
Zé Carlos Barreta - 5.mai.2014/Folhapress Carne crua pode contaminar bichos e humanos, diz estudo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil