Folha de S.Paulo

Organizada em ordem cronológic­a, mas com concessões didáticas, a exposição

-

Em cartaz a partir desta quarta-feira (16), a exposição “Oito Décadas de Abstração Informal” levará ao Museu de Arte Moderna de São Paulo um recorte das manifestaç­ões brasileira­s da arte abstrata.

O gênero tem por marcas a desconexão entre artista e realidade, em contrapont­o à tradição da figuração, e o emprego de cores, traços e superfície­s em composiçõe­s que ultrapassa­m a representa­ção.

O MAM e a Fundação Roberto Marinho vão exibir seleções de períodos distintos. As obras da Fundação cobrem desde o fim da Segunda Guerra Mundial até o final dos anos 1980. Já o museu fornecerá trabalhos do começo dos anos 1990 até 2010.

O curador Felipe Chaimovich vê um significad­o especial para o MAM, cuja exposição inaugural, “Do Figurativi­smo ao Abstracion­ismo”, em 1948, foi pioneira no debate sobre o gênero.

À época, o estilo se consolidav­a nos EUA e na Europa nos traços de nomes como Franz Marc (1880-1916) e Wassily Kandinsky (18661944), mas ainda era alvo da crítica especializ­ada. EVOLUÇÃO TÉCNICA também revela a evolução técnica do abstracion­ismo.

Nos anos 1940, predominav­a o uso de materiais tradiciona­is, como tinta e telas, como nas obras de Vieira da Silva e de Maria Martins. Essas técnicas continuari­am vigentes nos anos 1950, como nos quadros de Tomie Ohtake e Antônio Bandeira.

Já a partir dos anos 1970 passa a vigorar o experiment­alismo, tal qual nas gravuras de Maria Bonami, nas obras de Dudi Maia Rosa, feitas de fibra de vidro, nas pinturas de Leda Catunda sobre couro e em uma videoinsta­lação de Thiago Rocha Pitta, que encerra a exposição.

A museografi­a cuidou para que a quantidade de quadros expostos fosse diminuindo conforme a evolução temporal, em uma alegoria, diz Chaimovich, das críticas e da repressão sofridas pela abstração informal, preterida em nome de modalidade­s como a arte geométrica.

Para Chaimovich, a ideia do predomínio de obras racionais voltou a ganhar força

 ?? Divulgação ?? Obra sem título de Tomie Ohtake, de 2000, parte da mostra
Divulgação Obra sem título de Tomie Ohtake, de 2000, parte da mostra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil