Folha de S.Paulo

Grifes e revista banem Testino e Weber após denúncias de assédio

Editora da ‘Vogue’ lança ‘código de conduta’ em sessões de fotos

- PEDRO DINIZ

FOLHA

Depois de o fotógrafo Terry Richardson, 52, ser banido das principais publicaçõe­s de moda e de campanhas de grifes por supostamen­te ter assediado modelos, o peruano Mario Testino, 63, e o americano Bruce Weber, 71, também acusados de assédio sexual, receberam o mesmo tratamento.

Após relatos publicados pelo jornal “The New York Times” apontarem abusos cometidos pelos fotógrafos, a editora americana Condé Nast, dona de revistas como “Vogue” e “Vanity Fair”, e as grifes Burberry, Michael Kors, Ralph Lauren e Stuart Weitzman anunciaram em comunicado­s que não irão mais contratar os profission­ais para campanhas publicitár­ias.

Em carta publicada no site da “Vogue”, a editora-chefe da publicação, Anna Wintour, se mostrou abalada com as acusações contra seus “amigos pessoais”.

Ainda que acredite “fortemente no valor do remorso e do perdão”, escreveu, ela afirma que leva as alegações a sério e decidiu, junto à direção do título, colocar as relações de trabalho “em modo de espera para o futuro próximo”.

Wintour também lançou um código de conduta para as sessões de fotos das revistas do grupo como forma de coibir abusos. Entre as normas está a de que nenhum modelo pode ter menos de 18 anos, a não ser que seja objeto de perfil, e que fotos provocativ­as, nus e ensaios de lingerie ou roupas de banho devem ser acordadas com a editora.

A reportagem do “NYT”, veiculada no último sábado (13), conta que pelo menos 13 modelos afirmam terem sido apalpados nos genitais ou sofrido abusos psicológic­os em sessões comandadas pelos fotógrafos, dois dos mais influentes da indústria da moda.

Sem dar entrevista­s, ambos negaram envolvimen­to íntimo ou conduta inapropria­da com os modelos, entre eles Ryan Locke, Robyn Sinclair e Terron Wood. Os três trabalhara­m para grifes como Abercrombi­e & Fitch, Ralph Lauren, Calvin Klein e Gucci.

Tabloides europeus especulam que a Rainha Elizabeth 2ª também tenha cortado relações com Testino, de quem a família real é próxima —ele é contratado como uma espécie de fotógrafo oficial. O Palácio de Kensington ainda não emitiu nota sobre o episódio.

Segundo o portal “WWD”, nos bastidores da temporada de moda masculina, que ocorre em Milão e seguirá para Paris ainda nesta semana, comenta-se que novos casos de assédio sexual na indústria fashion logo virão à tona.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil