Folha de S.Paulo

Mostra reúne clássicos da animação nipônica no CCSP

Exposição é boa oportunida­de para os iniciantes no universo dos animes

- RICARDO AMPUDIA AVALIAÇÃO

Tramas complexas e críticas elaboradas mostram que nem só de luta e raio laser se faz um bom anime

O Centro Cultural São Paulo começa nesta terça (16) o “Verão Otaku”. Até 23/1, a mostra de animação japonesa faz sessões diárias de filmes e maratonas de séries para fãs do universo anime, mas serve também de oportunida­de aos iniciantes no assunto.

Entre os destaques está o longa “O Rapaz e o Monstro” —traduzido na mostra como “O Garoto e o Demônio”—, de Mamoru Hosoda, conhecido por ter criado a série Digimon.

A trama conta a história de Kyuta, um órfão perdido nas ruas de Tóquio que acaba encontrand­o uma passagem para uma outra dimensão.

Lá, ele encontra Kumatetsu, guerreiro besta-fera que lembra um urso e é conhecido pela impaciênci­a e pelo temperamen­to explosivo.

Os dois desenvolve­m uma conflituos­a relação de pai e aprendiz, até que Kyuta tem de usar suas habilidade­s de guerreiro iniciante para salvar o mundo das trevas.

O filme, de 2015, recebeu o prêmio de melhor animação da Academia Japonesa de Cinema e concorreu no festival de San Sebastián.

A mostra também traz clássicos como o apocalípti­co “Akira” (1988), obra obrigatóri­a para entender o anime.

O filme conta a história de uma gangue de motoqueiro­s que esbarra em um projeto ultrassecr­eto do governo japonês que pode levar o mundo à Terceira Guerra Mundial. Cabe a eles, como em toda boa animação japonesa, salvar o mundo das trevas.

Outro clássico é de Hayao Miyazaki, um dos maiores diretores da animação no país.

“Nausicaä do Vale do Ventos”, de 1984, se passa em um mundo pós-apocalípti­co, onde florestas de fungos e plantas venenosas ameaçam o que sobrou da humanidade. A princesa de um reino sobreviven­te se encanta com a vida na mata e se propõe a entendê-la, em vez de destruí-la.

A tônica de crítica social à beligerânc­ia e o respeito à natureza sagrada das coisas são pontos fundamenta­is na obra do mestre japonês.

“Nausicaä” é um dos primeiros longas da carreira de Miyazaki e é considerad­o a pedra fundamenta­l do universo do estúdio Gibhli, de onde saíram sucessos mundiais como “Meu Vizinho Totoro” e “A Viagem de Chihiro”, vencedor do Oscar de melhor animação de 2003.

Para os veteranos, haverá maratonas das séries “One Punch Man” e “Usagi Drop”. ONDE CCSP - r. Vergueiro, 1.000 QUANDO De 16 a 23/1 - 15 às 19h QUANTO grátis bom muito bom ótimo

Ssem avaliação

 ?? Divulgação ?? Cena da animação ‘O Rapaz e o Monstro’, de Mamoru Hosoda
Divulgação Cena da animação ‘O Rapaz e o Monstro’, de Mamoru Hosoda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil