Folha de S.Paulo

Viagem começa na escolha da época certa

Especialis­tas indicam os melhores meses para conhecer destinos; data depende do clima e do gosto do turista

- ANA LUIZA TIEGHI

Temperatur­as amenas fazem do outono e da primavera as estações ideais para visitar a maioria dos lugares

Combinar o melhor clima possível com a menor quantidade de turistas é o primeiro passo para uma boa viagem, segundo Martin Frankenber­g, diretor da agência de turismo de luxo Matueté.

Para a maioria dos lugares, a época ideal são os meses de outono e primavera, porque a temperatur­a é amena e não é período de férias, o que significa pontos turísticos mais vazios e preços menos salgados. Já para os destinos de ecoturismo, praia e neve, as datas variam bastante.

Nos Lençóis Maranhense­s, a melhor época para o turismo é no inverno, quando as lagoas estão cheias e não chove. O período também é ideal para visitar as montanhas do Sudeste, como a serra da Mantiqueir­a (SP) e o Parque Nacional de Itatiaia (RJ) —no verão, as chuvas tornam as trilhas perigosas.

“O turista pode escorregar e torcer o pé, então não vendemos esses destinos do fim de setembro até o começo de abril”, diz Gabrielle Monteiro, coordenado­ra de marketing da Pisa Trekking, agência de turismo de aventura.

O inverno também é a melhor época para visitar o Pantanal. Com as águas mais baixas, os animais ficam concentrad­os na beira dos rios. Frankenber­g recomenda visitar o bioma de abril a outubro.

A Amazônia também enfrenta períodos de cheia e seca, que acontecem respectiva­mente no inverno e verão. Para Monteiro, o destino vale a visita o ano todo, mas para atividades diferentes. “Na seca você faz trilhas; na cheia, pode entrar de canoa nos igarapés.”

Se o foco da viagem são as praias fluviais de Alter do Chão (PA), é melhor ir de setembro a janeiro, quando o nível do rio Tapajós está mais baixo e as praias se formam.

Os especialis­tas também indicam visitar a região do Jalapão (TO) —em alta por causa da novela da Globo “O Outro Lado do Paraíso”—no inverno. O acesso é por estradas de areia. EXTERIOR A Patagônia fica mais exuberante no verão, com auge em janeiro, mas quem for no inverno pode aproveitar atividades de neve, como passeios de trenó puxados por cães da raça husky.

Para Zeca Camargo, colunista da Folha, setembro é o melhor mês para ir a Lima, capital do Peru, e aproveitar o festival culinário Mistura. Também no Peru, Machu Picchu fica melhor no inverno, quando não chove.

A Europa é indicada para os meses mais quentes, apesar de ser possível aproveitar suas capitais em qualquer época do ano. “Do meio de agosto a setembro, às 22h30 ainda é dia e o clima é mais agradável”, afirma Viviane Piovarcsik, gerente da CVC.

No Caribe, a temporada de furacões —que no ano passado destruiu as ilhas de St. Martin, St. Barts e Anguila— acontece entre agosto e outubro. Já a Ásia sofre com as monções, que trazem chuvas fortes e calor. Para conhecer a região do Sudeste Asiático, que engloba Tailândia, Indonésia, Camboja, Laos e Vietnã, o mais indicado é ir do final de outubro até abril, segundo Cacau Sagioro, diretora comercial da agência de turismo de luxo Selections.

Nos Emirados Árabes, Dubai é um bom destino na primavera e outono, mas não no verão, que tem temperatur­as médias acima de 37ºC.

Veja abaixo sugestões de viagens para cada mês.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil