Folha de S.Paulo

PAINEL DO LEITOR

-

A seção recebe mensagens pelo e-mail leitor@grupofolha.com.br, pelo fax (11) 3223-1644 e no endereço al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900. A Folha se reserva o direito de publicar trechos. Greve dos metroviári­os Os metroviári­os, com motivação política, fizeram greve, trouxeram caos e privaram 4 milhões de paulistano­s do direito de ir e vir (“Após greve, plano de Alckmin de conceder metrô sofre desgaste”, “Cotidiano”, 19/01). Em seguida, com ajuda de dois vereadores, entraram na Justiça para impedir o processo de concessão e perderam. E agora, serão cobrados judicialme­nte pelos danos à população. E mais: a concessão das linhas obteve sucesso incontestá­vel, com ágio de 185% e valor final de R$ 553 milhões. De quem é o desgaste? É o que buscamos entender.

CARLOS GRAIEB,

Acredito que os defensores da privatizaç­ão do Metrô tenham como paradigma a “qualidade” do transporte por ônibus na capital (“Concessão deve fugir de ideologia, diz especialis­ta”, “Cotidiano”, 19/1). O serviço funciona sob concessão à iniciativa privada. No caso do Metrô, obras que custaram bilhões ao Estado serão cedidas mediante outorga quase simbólica?

CAETANO BRUGNARO

Febre amarela Colunistas Roberto Jefferson fez a parte fácil ao propor a extinção da JT (“Extinguir a Justiça do Trabalho?” de Hélio Schwartsma­n, “Opinião”, 19/1). Mas riscou longe da parte difícil, de garantir que não haverá resultados ainda piores. É fato que o Judiciário se mostra pouco eficiente e que encontrar respostas para seu sistema é imprescind­ível, entretanto, elas não estão na permissivi­dade das regras ou na extinção da JT.

GUILHERME RABELO

Tem quem diga que Trump pensa como uma criança de oito anos. Dou total razão para Ruy Castro (“Quisera Trump”, “Opinião”, 19/1). Seria mais prudente e honesto respeitar a inteligênc­ia de crianças que mesmo antes dos oito já revelavam talento incomum. E também a pureza delas, tão bem retratada no poema de Casimiro de Abreu: “Oh! Que saudades que tenho/ da aurora da minha vida/ da minha infância querida/ que os anos não trazem mais!”

HUMBERTO MENDES

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil