Folha de S.Paulo

ENTREVISTA Não vou sair da Presidênci­a com pecha de falcatrua

PRESIDENTE DIZ SER ALVO DE ‘GUERRA MORAL’ QUE TENTA TRANSFORMÁ-LO EM CORRUPTO E NEGA DEMORA EM AFASTAMENT­O DE DIRIGENTES DA CAIXA

- GUSTAVO URIBE

Não conhecia os pormenores da investigaç­ão [que levou ao afastament­o de dirigentes da Caixa]. Como confesso que não conheço até hoje. Na minha função, não consigo acompanhar caso por caso

Na auditoria, o vice-presidente Roberto Derziê disse que recebia pedidos do senhor e do ministro Moreira Franco. O sr. incorreu em uma ingerência política indevida?

Em primeiro lugar, jamais, grife jamais, e coloque em sua cabeça em letras garrafais, pedi coisa de emenda ou dessa natureza. O Derziê conheço formalment­e, não tenho relação pessoal. Eu jamais fiz nenhum pedido. Ele está mentindo?

Ele não disse em relação a mim. Se disse alguma coisa relativame­nte a eu pedir e exigir isso, claro que está mentindo. Aliás, o que estou fazendo nos últimos tempos é recuperar os aspectos morais da minha conduta. Fico impression­ado com a guerra de natureza moral e vou aproveitar essa entrevista para dizer isso.

De repente, chego na Presidênci­a e sou vítima de uma avalanche que me transforma como se fosse um sujeito corrupto. Que permite a você fazer essas perguntas que está fazendo. Como se eu fosse um sujeito capaz das maiores barbaridad­es, ditas por um vicepresid­ente que tem relação formal comigo, cerimonios­a. O sr. acha que está sendo perseguido?

Eu? Não, sou mal entendido. Há uma tentativa brutal de tentar desmoraliz­ar o presidente. Neste ano, vou me dedicar, entre outras reformas, à minha recuperaçã­o moral. O que fizeram comigo foi uma coisa desastrosa.

Aliás, podem registrar que os meus detratores estão na cadeia. Quem não está na cadeia está desmoraliz­ado. Mas a todo momento qualquer coisa é o presidente da República. Você percebe? Mas de que maneira fará essa recuperaçã­o moral?

Permanente­mente. Esteja certo de que não vou sair e não adianta dizer: “O Michel Temer ficou irritado”. Não fiquei, não. Não vou sair da Presidênci­a com essa pecha de um sujeito que incorreu em falcatruas. Não vou deixar isso. O sr. disse que os inimigos foram presos, mas amigos do senhor também foram.

Há uma tentativa brutal de tentar desmoraliz­ar o presidente. Neste

 ??  ?? O presidente Michel Temer, durante entrevista em seu escritório em SP
O presidente Michel Temer, durante entrevista em seu escritório em SP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil