Folha de S.Paulo

Assunto, dando-lhes o direito à ampla defesa.

- MARCOS AUGUSTO GONÇALVES

DE SÃO PAULO

Na sua primeira declaração sobre o afastament­o de quatro vice-presidente­s da Caixa, o presidente Michel Temer disse que não vai concluir seu mandato com a pecha de um “sujeito que incorreu em falcatruas”.

Temer recebeu a Folha em seu escritório de advocacia, em São Paulo, na quinta (18). Ele nega que tenha demorado a afastar os vice suspeitos de corrupção —a decisão foi tomada por ele na terça (16).

O presidente se defende de possíveis práticas suspeitas na sua relação com essas pessoas. Diz ainda que eles podem voltar aos cargos no banco e não descarta manter a prática de aceitar indicações políticas para essas funções. A Casa Civil fica no andar superior ao gabinete presidenci­al. Como o sr. não sabia?

Mas não era nenhuma determinaç­ão, nem poderia ser. Porque o Ministério Público não determina nada para o Poder Executivo. Agora, quando o Banco Central recomendou o afastament­o, tomei a providênci­a. O sr. sabia que estavam sendo investigad­os. Não acha que poderia ter se antecipado?

Não conhecia os pormenores da investigaç­ão. Como confesso que não conheço até hoje. Na minha função, não consigo acompanhar caso por caso. Esses casos têm de ser avaliados e não estou os incriminan­do. Acho que, cautelarme­nte, você os afasta para que depois o Conselho possa examinar. Porque também, se não tiverem culpa, eles podem até retornar a seus cargos. Se tiverem, não retornam.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil