Folha de S.Paulo

Por imunização, pacientes invadem posto de saúde

- DO “AGORA”

Dezenas de pessoas revoltadas com a vacinação contra a febre amarela invadiram a UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Helena, em Itaquera (zona leste), por duas vezes na manhã desta sexta (19). O portão foi forçado, um computador foi destruído e funcionári­os foram ameaçados.

A Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolit­ana foram chamadas para conter o grupo, e a segurança permaneceu reforçada durante todo o dia.

O tumulto teve início às 6h40, quando funcionári­os da UBS colaram um cartaz na frente da unidade: “Estamos aguardando reabasteci­mento pelo Padi”. Padi é o Posto de Armazename­nto e Distribuiç­ão de Imunobioló­gicos.

De acordo com um funcionári­o do posto, isso revoltou quem aguardava a UBS abrir.

“Havia pessoas esperando desde as 19h do dia anterior” disse ele, que pediu para não ter seu nome divulgado. O grupo forçou o portão e entrou na unidade. Dois PMs conseguira­m contê-lo.

Por volta das 10h, houve nova invasão. Desta vez, as pessoas quebraram um computador na recepção e ameaçaram funcionári­os, que se esconderam em salas.

A UBS do Jardim Helena é uma das unidades de referência para aplicação da vacina contra a febre amarela para viajantes com destinos a áreas com risco para a doença. Por isso, o posto está abastecido com só mil doses.

A Secretaria Estadual de Saúde afirmou que “a campanha tem como público-alvo todos os distritos da zona norte, onde 90 UBS estão aplicando a vacina que reside ou trabalha na região”. A ação também contempla três distritos da zona sul e moradores de Raposo Tavares (zona oeste). pessoas que desenvolve­m a forma grave da doença morrem, segundo o Ministério da Saúde

 ?? Fotos Reprodução ?? Confusão em UBS na zona leste de SP, com invasão de unidade por usuários que buscavam vacina contra febre amarela
Fotos Reprodução Confusão em UBS na zona leste de SP, com invasão de unidade por usuários que buscavam vacina contra febre amarela

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil