Folha de S.Paulo

MPF quer que PF explique troca em porto de Santos

- WÁLTER NUNES

O Ministério Público Federal solicitou ao superinten­dente da Polícia Federal em São Paulo, Disney Rosseti, informaçõe­s sobre os critérios adotados na substituiç­ão no comando da Delegacia da PF na cidade litorânea.

O pedido de explicaçõe­s é o segundo passo de um inquérito civil aberto no dia 15 de janeiro pelo procurador-geral da República em São Paulo, Thiago Lacerda Nobre, que apura os motivos da substituiç­ão.

Em dezembro, a direção da PF retirou da chefia santista o delegado Júlio César Baida Filho, transferid­o para o Rio de Janeiro. Seu substituto ainda não foi definido.

A Folha apurou que a mudança ocorreu após uma reunião na PF em Santos em que representa­ntes de vários órgãos fiscalizad­ores trataram de uma investigaç­ão sobre irregulari­dades em contratos no setor portuário.

O porto de Santos é tradiciona­l área de influência do presidente Michel Temer, investigad­o pelo suposto favorecime­nto da operadora de terminais Rodrimar, por meio da edição do Decreto dos Portos.

O favorito a assumir a delegacia santista é José Roberto Sagrado Da Hora, mas os servidores que investigam negócios no porto consideram que sua nomeação agradaria a políticos ligados ao presidente Michel Temer.

A assessoria da PF disse que o cargo de diretor da Delegacia da PF de Santos é de confiança do diretor-geral, que após ouvir o superinten­dente de São Paulo vai definir quem será o substituto de Júlio César Baida Filho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil