Folha de S.Paulo

Alckmin erra ao falar sobre pesquisas e fraude na merenda

- Verdadeiro Exagerado

A informação está correta.

GERALDO ALCKMIN (PSDB-SP)

Rádio Bandeirant­es - 16.jan.2018 FALSO As pesquisas estimulada­s feitas por Datafolha e Ibope em abril de 2014 davam ao senador mineiro entre 14% e 18% das intenções de voto —cerca de três vezes mais do que disse Alckmin. Já a pesquisa CNT/MDA, divulgada no mesmo mês, dava 21% a Aécio. Nos últimos levantamen­tos estimulado­s feitos pelos mesmos institutos, Alckmin apareceu entre 5% e 12% de intenções de voto. Ele só passa dos 10% em cenários sem o ex-presidente Lula. Nas pesquisas espontânea­s de abril de 2014, Aécio tinha entre 3% e 9%. Alckmin tem 1%. O governo de SP informou que uma pesquisa espontânea da CNT/ MDA, de janeiro de 2014, apontava 5,6% das intenções para Aécio, enquanto uma estimulada realizada pelo Ibope “na mesma época” mostrava o candidato com 13%. As pesquisas, na verdade, são de fevereiro e março, respectiva­mente. E Alckmin foi claro. Referia-se a abril de 2014. A informação está no caminho correto, mas houve exagero.

GERALDO ALCKMIN (PSDB-SP)

Rádio Bandeirant­es - 16.jan.2018 FALSO Em janeiro de 2016, o Ministério Público e a Polícia Civil de São Paulo deflagrara­m a Operação Alba Branca para investigar um esquema de superfatur­amento na venda de alimentos para a merenda escolar. Em nota, a Polícia Civil informou que “as investigaç­ões se iniciaram a partir de denúncia formal de um ex-funcionári­o da Cooperativ­a Agrícola Familiar — Coaf de Bebedouro”. No último dia 15, o MP denunciou os envolvidos. Entre eles, o expresiden­te da Assembleia Legislativ­a de SP Fernando Capez (PSDB). A assessoria de Alckmin destacou que a Polícia Civil é um órgão do governo do Estado e que a Secretaria de Educação tomou todas as medidas administra­tivas cabíveis, solicitand­o, inclusive que a Coaf fosse proibida de participar de licitações.

GERALDO ALCKMIN

Rádio Bandeirant­es - 16.jan.2018 EXAGERADO Os relatórios de execução orçamentár­ia publicados bimestralm­ente pelo governo de SP mostram que o investimen­to direto feito pelo governo estadual caiu desde 2014. Naquele ano, consideran­do valores liquidados, SP investiu 8,1% do que arrecadou. Em 2015 foram 5,6% e, em 2016, 4,9%. Os dados finais de 2017 ainda não estão no Portal de Transparên­cia. O governo de SP disse que A informação está comprovada­mente incorreta. manteve o patamar de investimen­tos dos cinco anos anteriores em 2015 e 2016, apesar da queda de arrecadaçã­o. No cálculo, a assessoria do governo incluiu inversões financeira­s primárias e investimen­tos de empresas estatais. Mas, mesmo assim, a proporção de investimen­to sobre o arrecadado teve queda. Foi de 12% 2014 para 9% em 2016.

GERALDO ALCKMIN (PSDB-SP)

Rádio Bandeirant­es - 16.jan.2018 VERDADEIRO Segundo série histórica mantida pelo IBGE, a média de cresciment­o do Brasil entre 1930 e 1970 foi de 5,7%, patamar próximo ao citado pelo tucano. Vale ressaltar que não se tratou de cresciment­o constante.

 ??  ?? O governador de São Paulo Geraldo Alckmin, do PSDB
O governador de São Paulo Geraldo Alckmin, do PSDB

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil