Folha de S.Paulo

Ano fechou com mais demissões que contrataçõ­es

-

DE BRASÍLIA

O Brasil encerrou 2017 com mais demissões do que contrataçõ­es, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desemprega­dos) que serão divulgados. Em dezembro, o saldo de emprego formal ficou negativo em 328.539 vagas, segundo informaçõe­s obtidas pela Folha.

Com o fechamento desses postos, 2017 acumula um resultado negativo de 28 mil vagas, segundo relatório do Ministério do Trabalho. De janeiro a novembro, o Caged acumulava saldo positivo de 299.635, pelos dados ajustados.

Apesar do resultado negativo, o saldo do ano passado é melhor que o registrado em 2015 (fechamento de 1,5 milhão de vagas ) e em 2016 (encerramen­to de 1,3 milhão de postos).

O governo Temer considera que os números sinalizam uma recuperaçã­o “significat­iva” do emprego em comparação com anos anteriores, nas palavras de um auxiliar do presidente. Assessores de Temer argumentam que os dados de dezembro, embora negativos, são os melhores desde 2012 e que o resultado de 2017 revela uma retomada após dois anos em que foi fechado mais de 1 milhão de vagas.

O resultado negativo, contudo, frustra a expectativ­a do governo de anunciar a criação de vagas no ano em que a reforma trabalhist­a entrou em vigor. (LAÍS ALEGRETTI E BRUNO BOGHOSSIAN)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil