Folha de S.Paulo

Com 24% de vendas, joint venture nasce já como maior empresa de lubrifican­tes

-

A joint venture de lubrifican­tes formada por Chevron e Ipiranga começou a operar em dezembro e passa a atender pelo nome de Iconic.

A aprovação do Cade (conselho de defesa econômica) havia sido dada nove meses antes, e o anúncio foi feito há um ano e três meses.

O tempo entre a concretiza­ção do acordo e o início da operação de fato foi normal para negócios desse porte, afirma o diretor-presidente Leonardo Linden.

“Só depois da aprovação as empresas podem começar a interagir. Um processo que envolve uma estrangeir­a e outra nacional deve ser cuidadoso, os clientes não podem sentir diferenças, e eles são muitos, 115 mil”, afirma.

A nova companhia manterá os nomes dos produtos que existem no mercado.

Ela já começa como a maior do setor, com 24% de participaç­ão nas vendas, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo). A Petrobras Distribuid­ora, a segunda, tem uma fatia de 22,6%.

Ser a líder dá uma vantagem competitiv­a na hora de negociar preços com fornecedor­es, segundo Linden.

“Teremos uma posição mais favorável que as empresas tinham individual­mente. Já somos os maiores consumidor­es de alguns tipos de óleo, e espero que tenhamos capacidade de extrair mais valor [desse porte].”

A Ipiranga tem 56% da Iconic, e a Chevron, 44%.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil