Folha de S.Paulo

Avenida 23 de Maio terá dois desfiles de blocos por dia

Durante o Carnaval deste ano, via abrigará ao menos um dos seis blocos que reúnem mais de 100 mil pessoas

- DE SÃO PAULO

A avenida 23 de Maio vai receber dois blocos por dia durante o Carnaval. Uma das principais novidades dos dias de festa deste ano, a via irá abrigar ao menos um dos seis megablocos mapeados pela prefeitura —aqueles que têm expectativ­a de público de mais de 100 mil pessoas.

Um deles é o Desmanche, bloco que desfilava na rua Augusta e vai desfilar na 23 de Maio no domingo (11).

A via foi uma alternativ­a encontrada pela administra­ção para desafogar o centro e distribuir melhor os cerca de 2 milhões de pessoas esperados para os dias de folia na capital. Os desfiles serão realizados em uma distância de 1,4 km entre os viadutos Santa Generosa e Pedroso.

O horário também foi delimitado pela prefeitura: das 12h às 20h, sendo que nenhum bloco poderá exceder cinco horas de desfile.

O entorno do parque Ibirapuera foi escolhido para receber outro bloco que saiu pelas ruas do centro em 2017. O Agrada Gregos ocupou a praça Dom Orione, no Bixiga, no ano passado, quando foram registrada­s ocorrência­s de depredação a ônibus e problemas no trânsito devido ao aumento do público esperado.

Neste ano, o desfile será a partir do Obelisco do Ibirapu- era no sábado de Carnaval.

Mesmo com a inclusão da 23 de Maio no mapa dos blocos, o centro de São Paulo irá continuar a concentrar as principais atrações da festa.

Cinco megablocos irão percorrer itinerário­s pela rua da Consolação (Baixo Augusta e Pipoca da Rainha, comandado por Daniela Mercury) e vias do centro (Tarado ni Você, Domingo Ela Não Vai e Me Fode que Eu Sou Produção).

A dispersão e permanênci­a dos foliões será barrada na praça Roosevelt, na avenida Paulista e no Minhocão.

A ideia é que, após a dispersão, o público vá até o Vale do Anhangabaú, onde será montado um palco.

-Após quatro anos de atraso, os usuários da linha 4-amarela do Metrô vão poder embarcar e desembarca­r na estação Higienópol­isMackenzi­e, no centro, a partir desta terça (23).

A operação será das 10h às 15h, ao menos até o dia 3 –depois, em período integral. Cerca de 42 mil pessoas devem passar pelo local por dia.

Parte da segunda fase da linha 4-amarela, a estação Higienópol­is-Mackenzie tinha previsão de inauguraçã­o para 2014, quando o início da construção foi autorizado, em 2012.

A próxima a ser inaugurada deve ser a Oscar Freire, prevista para março.

 ?? Walmor Carvalho - 26.fev.2017/Agência O Globo ?? Desfile do bloco Desmanche na r. Augusta no ano passado
Walmor Carvalho - 26.fev.2017/Agência O Globo Desfile do bloco Desmanche na r. Augusta no ano passado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil