Folha de S.Paulo

Em dia tenso, Rio tem 6 pessoas baleadas e ônibus incendiado

-

Conflitos nas favelas da Rocinha e no Vidigal assustaram zona sul

DO RIO

A favela da Rocinha, em São Conrado, zona sul do Rio, viveu um dia de intensos tiroteios nesta quinta-feira (25). Os confrontos começaram no início da manhã. A base da UPP (Unidade de Polícia Pacificado­ra) foi atacada.

Dois PMs foram baleados. Um deles permanecia em estado grave até a noite de quinta. Três suspeitos foram feridos, assim como um morador sem relação com o confronto. Um homem suspeito de integrar o tráfico foi preso.

Segundo o aplicativo Onde Tem Tiroteio, que faz registro de disparos de armas de fogo no Rio por meio de denúncia de moradores pelas redes sociais, ao menos oito confrontos nesta quinta na Rocinha foram registrado­s.

A operação levou pânico à favela e entorno. Desde o início da manhã, helicópter­os da polícia rondavam a favela. Tiros e bombas eram ouvidos na Gávea e em São Conrado.

Sete fuzis, quatro pistolas e uma granada foram apreendida­s. Nenhum carregamen­to de drogas foi encontrado na favela.

A operação foi planejada há 15 dias e é um desdobrame­nto das ações de terça e quarta-feira na Cidade de Deus, zona oeste. A facção que domina o tráfico na Rocinha, o Comando Vermelho, é a mesma da Cidade de Deus.

No fim da tarde, o conflito se espraiou para a favela vizinha, Vidigal, no Leblon. Um ônibus foi incendiado na avenida Niemeyer, que liga as orlas da zona sul e da zona oeste, próximo ao hotel Sheraton.

A Rocinha viveu no fim de 2017 a disputa pela venda de drogas. A facção que comandava havia cerca de uma década a favela, a ADA (Amigo dos Amigos), rachou e deu início a um conflito interno, o que acabou com a volta do Comando Vermelho ao controle do tráfico na comunidade.

Moradores reclamam da rotina de guerra na favela, que tem cerca de 100 mil moradores. O grupo criminoso que atua no local tem cerca de 200 homens. TATI BERNARDI Excepciona­lmente, a coluna não é publicada nesta sexta (26)

 ?? Leo Correa /AP ?? Homem com cão que teria se ferido em tiroteio na Rocinha PARATY
Leo Correa /AP Homem com cão que teria se ferido em tiroteio na Rocinha PARATY

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil