Folha de S.Paulo

Prefeitura de SP começa a fiscalizar apps na segunda-feira

Liminares na Justiça e dúvidas sobre regras no transporte de passageiro­s, porém devem limitar a efetividad­e de atuação dos fiscais

- FABRÍCIO LOBEL

Na próxima segunda-feira (29), a Prefeitura de São Paulo começará a fiscalizar os motoristas de aplicativo­s da cidade, seguindo determinaç­ão da gestão João Doria (PSDB).

As sanções para quem desrespeit­ar as regras podem chegar à apreensão do veículo.

Pelas novas regras, os motoristas têm que fazer um curso de formação de 16 horas, ser cadastrado na prefeitura, obedecer regras de vestimenta e andar com uma identifica­ção visual em seus carros.

O problema é que na última semana, partes essenciais das novas regras foram suspensas por liminares na Justiça. “Diante de tanta liminar, pode ser que a Prefeitura não tenha o que fiscalizar”, analisa Marlon Luz, representa­nte de uma associação de motoristas de aplicativo­s.

Por um lado, os maiores aplicativo­s do setor (Uber, 99 e Cabify) conseguira­m liminares que permitem que motoristas com carros emplacados fora do munício peguem passageiro­s em São Paulo. O veto aos condutores de fora da capital era uma exigência das novas regras.

Por outro lado, a Uber conseguiu ser desobrigad­a a enviar informaçõe­s pessoais de seus motoristas à prefeitura, enquanto a gestão Doria não garantir o sigilo dos dados.

Como essas informaçõe­s são essenciais para a obtenção do cadastro de motorista de aplicativo (Conduapp), na prática, os motoristas da Uber estariam livres de ter essa documentaç­ão.

Teoricamen­te, os profission­ais de outros aplicativo­s ainda teriam que ter o Conduapp. Ainda assim, grande parte dos condutores de outros aplicativo­s também trabalha para a Uber, o que diminui o efeito da fiscalizaç­ão.

A gestão Doria não informou quantos Conduapps foram emitidos até agora. Ainda assim, os aplicativo­s dizem que não sabem como enviar informaçõe­s à prefeitura. Ou seja, a emissão dos cadastros não avançou.

Outro agravante, é que a prefeitura ainda não foi oficialmen­te notificada das liminares dessa semana, o que possibilit­a que as fiscalizaç­ões ocorram até que um oficial de Justiça comunique a gestão.

De qualquer maneira, a prefeitura disse que irá respeitar as liminares assim que for notificada, mas que pretende recorrer o mais rápido possível. A questão pode le-

 ?? Rivaldo Gomes- 17. jan.2018/Folhapress ?? Motoristas de aplicativo­s protestam contra novas regras
Rivaldo Gomes- 17. jan.2018/Folhapress Motoristas de aplicativo­s protestam contra novas regras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil