Folha de S.Paulo

Recente interesse por obra ocasiona boas gravações

-

DE SÃO PAULO

A gravação histórica das “Valsas Brasileira­s” — ainda em catálogo— por Maria Josephina Mignone foi realizada em 1987, ano seguinte à morte do compositor.

Como parte do interesse recente por sua obra, destaca-se a excelente gravação das 16 “Valsas para Fagote” por Fábio Cury (em 2014), e está prevista para 2018 a gravação das 12 “Valsas para Violão” por Edelton Gloeden.

A gravação da “Valsa Elegante” por Nelson Freire está em “Villa-Lobos & Friends” (Decca, 2012), no qual ele também registrou a “Congada”.

Indo além das valsas, a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) fez em 2004, ainda sob a regência de John Neschling, uma ótima versão — também disponível— de algumas das obras-primas do compositor, como “Festa das Igrejas”, “Sinfonia Tropical” e do balé “Maracatu do Chico Rei”.

No segundo semestre deste ano, a orquestra lançará, por seu selo virtual, para ser disponibil­izado gratuitame­nte, um CD com importante­s obras concertant­es, como a “Burlesca e Toccata para Piano e Orquestra” (com o premiado pianista Cristian Budu) e a “Fantasia Brasileira” (com o pianista Fábio Martino).

Farão parte do álbum igualmente o seu “Quarteto de Cordas n.2” (interpreta­do pelo Quarteto Osesp), além da genial orquestraç­ão que Mignone fez para “Quadros de uma Exposição”, de Mussorgsky (183981), apresentad­a na temporada passada da Osesp com regência de Fabio Mechetti. (SM)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil