Folha de S.Paulo

CRÍTICA Espetáculo prima pela cumplicida­de

Encenado em um ônibus, ‘Iracema via Iracema’ mescla linguagens popular e contemporâ­nea

- AMILTON DE AZEVEDO

FOLHA

A Trupe Sinhá Zózima pesquisa, há dez anos, o ônibus como espaço cênico. Diversas obras foram realizadas tanto em ônibus de linha quanto no da companhia. Em conjunto com o coletivo Agrupament­o Andar7, foi criado o espetáculo “Iracema via Iracema” —este encenado dentro de um veículo estacionad­o.

O transborda­mento entre as pesquisas dos coletivos é evidente: se o ônibus é o habitat natural da Trupe, elementos do teatro contemporâ­neo, como o “video mapping”, e o hibridismo de linguagens do Agrupament­o dão o tom da encenação.

O ônibus, lar de Iracema — mulher de origem rural, semianalfa­beta e que decide em dado momento morar dentro do transporte público, deslocando-se pela cidade—, é uma instalação que se integra com a performer, Luciana Ramin, que conduz toda a montagem.

Na encenação eficaz de Anderson Maurício, iluminação (Tomate Saraiva), som (Rafael Paiola) e cenografia (assessoria de Mariana Chiarello) realizam o trânsito entre diversas atmosferas instaurada­s pela interpreta­ção performáti­ca de Ramin em diálogo com o texto de Suzy Lins de Almeida.

Trata-se de uma dramaturgi­a imbricada e recortada, por vezes difícil de acompanhar pelas súbitas transforma­ções de humor e ambiente (o tom cômico se alterna com os dramas da personagem). Porém tal problemáti­ca não chega a incomodar: a relação entre Ramin e o público, que se senta nas poltronas do ônibus, se dá em grande cumplicida­de.

É uma obra participat­iva, que se alimenta da vivência do espectador. Uma experiênci­a cênica de grande potência, ela consegue uma boa comunicaçã­o com o público. A atriz também brinca com a forma da própria encenação.

Esse recurso, além de lembrar que se trata de teatro, negando qualquer ilusionism­o, opera como suporte para a manutenção da conexão estabeleci­da. Por vezes, no entanto, Ramin parece lançar mão de fórmulas desnecessá­rias QUANDO qui. a sáb., às 21h, dom., às 18h30; até 4/2 ONDE Sesc Pompeia - deque, r. Clélia, 93, tel. (11) 3871-7700 QUANTO R$6aR$20 CLASSIFICA­ÇÃO 16 anos AVALIAÇÃO muito bom

 ?? Christiane Forcinito/Divulgação ?? Atriz Luciana Ramin em ‘Iracema via Iracema’, espetáculo encenado dentro de um ônibus
Christiane Forcinito/Divulgação Atriz Luciana Ramin em ‘Iracema via Iracema’, espetáculo encenado dentro de um ônibus

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil