Folha de S.Paulo

TV em off:

-

A cidade do Rio de Janeiro registrou, nesta segunda-feira, o dia mais quente dos últimos 97 anos. De acordo com Inmet, a sensação térmica chegou a 47 graus. Segundo a concession­ária de energia elétrica, faltou energia em algumas áreas da cidade, como Campo Grande, Bangu e Jacarepagu­á. A concession­ária informou que está normalizan­do gradativam­ente o fornecimen­to de energia nas ruas destes bairros. A sensação térmica levou muita gente a procurar abrigo em lojas de eletrodomé­sticos, agências bancárias e shopping centers, que funcionam com o ar condiciona­do ligado. “Eu nunca vi um calor como este no Rio. Para dormir esta noite foi muito difícil. O colchão tava quente e não corria um vento. Mesmo com dois ventilador­es ligados, não consegui dormir direito.” “Até a água tá saindo quente das torneiras. As praias estão lotadas durante o dia todo até dia de semana. Era tanta gente que ficou difícil achar espaço na areia para armar as barracas.” (...)

Domingas serve um copo d’água para Ana. Ana bebe de uma vez, sentadinha em uma mesa da cozinha sob o vento de um ventilador de chão ligado no máximo.

Domingas se senta diante dela à mesa, saca um cigarro.

Ana enche outro copo, bebe mais uma vez sem parar.

Domingas sorri, do alto de seus 60 anos, e fuma seu cigarro com calma. DOMINGAS Apesar da notícia boa, você tá tão séria hoje, Ana... Tristeza ou tem algo que a doutora não disse pra gente?... Acho que é o calor. O calor e o cansaço de ficar dando murro em ponta de faca, o desejo de sumir no mar... É isso que tá me deixando assim... DOMINGAS Todo mundo quer. É gente demais brigando por um pedacinho de chão nessa cidade, né? Nessemar...Epoucagent­edonade tudo. (pausa) Quer jogar uma água na cabeça? Da bica mesmo?

Uma mangueira e algumas árvores menores. Ana com a cabeça dentro de um tanque. Domingas com uma canequinha jogando água na cabeça dela...

Ana ergue a cabeça, a água desce pelo rosto dela, molha um pouco a roupa. ficarem tranquilos? Que vai ficar tudoempaz?Omeucunhad­o,você conhece,aquelealié­complicado... E tá todo mundo acalmado porque eu pedi um voto de confiança na doutora. Em você. Hum?

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil