Folha de S.Paulo

Produção da indústria plástica volta a subir em 2017

-

A produção de plástico no Brasil cresceu 2,5% em 2017, segundo a Abiplast (da indústria do setor). Foi o primeiro resultado positivo registrado desde 2013.

“É o início da reação. Isso é bom porque o plástico é o termômetro da economia, está em toda a cadeia produtiva”, diz José Ricardo Roriz Coelho, presidente da entidade.

A alta foi maior que a previsão do segmento — de 2%.

A associação, no entanto, prevê que os níveis de produção cheguem aos patamares anteriores à crise somente a partir de 2022.

“A queda nos juros e o bom momento do setor automotivo foram fundamenta­is para que conseguíss­emos crescer. Ainda assim, o custo do crédito para as empresas continua elevado”.

A projeção é que sejam geradas aproximada­mente 6.200 vagas neste ano.

A estimativa de cresciment­o para a produção é de ao menos 3% em 2018, segundo a associação.

“Projetamos melhora da construção civil, o que deverá impulsiona­r a produção, uma vez que há demanda por plásticos na área. Estimamos um resultado no mínimo similar à alta do PIB neste ano”, afirma Coelho.

O saldo de empregos na indústria plástica também subiu em 2017, após três anos no vermelho. Foram abertos 4.696 postos de trabalho.

O STJ julgará na terça (6) ação que decidirá quando prescrevem cobranças de impostos que as empresas consideram indevidas. Para a Fazenda, são dois anos.

Parar...Cerca de dois terços (68%) dos trabalhado­res esperam continuar a vida profission­al depois da idade para a aposentado­ria.

...se puder Os dados são de da Mercer em 11 países. Outra informação é que 26% dizem que conseguirã­o economizar para a aposentado­ria.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil