Folha de S.Paulo

Cantor evangélico e ex-ministro vão para o 2º turno na Costa Rica

-

DA REUTERS

O cantor evangélico conservado­r Fabricio Alvarado enfrentará o candidato governista de centro-esquerda Carlos Alvarado no segundo turno da eleição presidenci­al da Costa Rica, em abril, após ser o mais bem votado no primeiro turno, no domingo (5).

Único parlamenta­r do evangélico Partido da Restauraçã­o Nacional, Alvarado, 43, ganhou destaque após criticar a decisão de um tribunal que levou a Costa Rica a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

“Propomos a soberania da família como a base fundamenta­l da sociedade”, disse ele após o anúncio dos resultados. “A Costa Rica enviou uma mensagem aos partidos tradiciona­is: nunca mais eles interferir­ão na família”.

Seu adversário, o ex-ministro Carlos Alvarado, 38, apoia a medida. Com isso, o segundo turno, em 1º de abril, pode se transforma­r em um referendo sobre o tema que polarizou o país.

A votação costa-riquenha vem na onda de projeção de candidatos sem histórico político na América Latina, onde Brasil, Colômbia, Paraguai e México vão às urnas escolher presidente­s neste ano.

Apesar de o país ter um histórico de políticas sociais progressis­tas, a maioria dos costa-riquenhos se identifica como conservado­ra, e o cristianis­mo evangélico emerge como força política.

Com mais de 93,7% das urnas apuradas, Fabricio Alvarado tinha 24,9% dos votos, e Carlos Alvarado, 21,7% — apesar do sobrenome, os dois não têm parentesco.

De acordo com as regras eleitorais do país, o segundo turno acontece quando nenhum dos candidatos consegue mais do que 40% dos votos no primeiro turno.

O terceiro colocado, o liberal Antonio Álvarez Desanti, que tinha 18,6%, reconheceu a derrota no domingo.

 ?? Ezequiel Becerra - 4.fev.2018/Reuters ?? Direitista Fabricio Alvarado e família festejam em San José
Ezequiel Becerra - 4.fev.2018/Reuters Direitista Fabricio Alvarado e família festejam em San José
 ?? Randall Campos - 4.fev.2018/Reuters ?? Centro-esquerdist­a Carlos Alvarado faz comício na capital
Randall Campos - 4.fev.2018/Reuters Centro-esquerdist­a Carlos Alvarado faz comício na capital

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil