Folha de S.Paulo

Lazari Jr. é escolhido para presidir o banco Bradesco

Executivo vai acumular a função de vice-presidente da área de seguros

-

Luiz Carlos Trabuco permanece no comando do conselho; mudança vai ser validada em assembleia, em março

O conselho de administra­ção do Bradesco aprovou a indicação de Octavio de Lazari Junior, 54, para assumir a presidênci­a-executiva do banco, em substituiç­ão a Luiz Carlos Trabuco, de acordo com fato relevante publicado nesta segunda-feira (5).

Lazari é hoje vice-presidente do banco e presidente do grupo Bradesco Seguros, onde permanecer­á exercendo também essa função.

Em entrevista coletiva, Lazari disse que, na sua gestão, a meta é fazer com que o Bradesco continue crescendo pelo ganho de eficiência, com corte de custos e aumento de receitas para compensar a queda na taxa de juros. Também afirmou que o banco manterá as atenções voltadas para o Brasil e que não pensa em internacio­nalização agora.

Trabuco continuará na presidênci­a do conselho e cumprirá o mandato como presidente até a primeira reunião do conselho, a ser realizada após a próxima Assembleia­Geral Ordinária, prevista para 12 de março.

Trabuco afirmou que Lazari dará continuida­de à tradição de construção e à cultura do banco, sem disrupção. “É um banco de carreira, de especializ­ação, não é trivial. Temos de renovar num processo sem ruptura. Poucas empresas do mundo talvez fossem capazes de pegar quatro vice-presidente­s e com muita harmonia transformá­los em conselheir­os. Precisamos preservar esse espírito”, afirmou.

Em outubro do ano passado, Lázaro de Mello Brandão renunciou ao cargo de presidente do conselho de administra­ção e passou o bastão para Trabuco. Na ocasião, ele havia sinalizado que o escolhido viria da diretoria-executiva —mais especifica­mente, um dos sete vice-presidente­s.

Apesar de “recém-chegado” ao quadro executivo, tendo assumido a Bradesco Seguros em maio do ano passado, Lazari era um dos mais cotados. Substituiu Marco Antonio Rossi, que morreu em 2015 em um acidente aéreo e era apontado como sucessor natural de Trabuco.

O Bradesco também anunciou que os atuais vice-presidente­s-executivos Domingos Figueiredo de Abreu, Alexandre da Silva Glüher, Josué Augusto Pancini e Maurício Machado de Minas foram escolhidos para compor o conselho de administra­ção e que seus nomes serão submetidos à aprovação na assembleia. CARREIRA Graduado em ciências econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administra­tivas de Osasco, Lazari possui especializ­ações pela FIA (Fundação Instituto de Administra­ção), pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e pela Fundação Dom Cabral.

Iniciou a carreira em 1978 como contínuo (“office-boy”) de uma agência Bradesco, onde se tornou gerente. Em 1998, passou a atuar na área de crédito, chegando a diretor e respondend­o pelos segmentos “corporate”, pequenas e médias empresas e varejo. Em 2010, foi promovido ao cargo de diretor departamen­tal, responsáve­l pelo departamen­to de Empréstimo­s e Financiame­ntos.

Em 2012, foi alçado à diretoria-executiva e, em 2017, a vice-presidente e diretor-presidente do Grupo Bradesco Seguros. Foi também presidente do conselho diretor da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliári­o e Poupança) por dois mandatos consecutiv­os. (DANIELLE BRANT)

 ?? Paulo Whitaker/Reuters ?? O presidente do grupo Bradesco Seguros, Octavio de Lazari Junior, que assume a presidênci­a do banco a partir de março
Paulo Whitaker/Reuters O presidente do grupo Bradesco Seguros, Octavio de Lazari Junior, que assume a presidênci­a do banco a partir de março

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil