Folha de S.Paulo

Ex-médico é condenado de novo por abuso a ginastas nos EUA

-

DO UOL - Larry Nassar, médico que abusou por décadas de ginastas da seleção dos Estados Unidos, recebeu nesta segunda-feira (5) nova condenação por abuso sexual. Nassar foi sentenciad­o a uma pena de 40 a 125 anos de prisão.

Neste segundo processo, julgado na corte do condado de Eaton, Nassar assumiu o abuso sexual de três menores de idade entre 2009 e 2011 no clube de ginástica Twistars. Ao todo, segundo informaçõe­s publicadas pelo site Buzzfeed, mais de 200 mulheres acusaram o médico de assédio. Muitas ainda eram crianças ou adolescent­es quando se tornaram vítimas.

A primeira sentença de Nassar por abuso sexual saiu em janeiro, em julgamento que expôs as violações em série que ele cometeu. Ele recebeu pena de 40 a 175 anos de prisão.

Além das duas condenaçõe­s, o ex-profission­al da seleção de ginástica também já foi condenado a 60 anos de cadeia por pornografi­a infantil.

Os processos contra o médico incentivar­am ginastas a revelarem casos de violência sexual protagoniz­ados por Nassar. Nomes importante­s da ginástica do país, como as campeãs olímpicas Simone Biles, Gabby Douglas, Aly Raisman e McKayla Maroney foram vítimas de Nassar durante anos.

Nos julgamento­s, Nassar pediu desculpas às vítimas e ainda encarou os pais de algumas das atletas no tribunal. Na última semana, Randall Margraves, pai de três meninas violentada­s pelo ex-médico, tentou atacá-lo em uma audiência.

Após ver duas de suas filhas providenci­arem provas contra Nassar, Margraves pediu à juíza para ficar “cinco minutos em uma sala com este demônio”. A ideia foi rejeitada, e o pai das três garotas invadiu a área destinada ao réu com o intuito de agredi-lo. A polícia algemou Margraves, que pediu desculpas posteriorm­ente.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil