Folha de S.Paulo

Na esteira da macrotendê­n-

-

cia de aproximar a criação de moda das novas gerações, a grife italiana Fendi, uma das mais tradiciona­is da indústria, abriu seu processo criativo para seis jovens artistas de rua de diferentes países.

Em performanc­e inédita, no topo do Palácio da Civilizaçã­o Italiana, em Roma, o grafiteiro britânico Gary, o iraniano Cave, o americano Hillel Smith, o honconguês Roes, o japonês Casper e o sul-coreano Jodae escreveram a palavra “futuro” em sua própria língua para formar um mural em formato de anel.

“Para mim, o futuro é inteligent­e, onde qualquer um está informado, quer aprender, entender e questionar, e um lugar onde podemos não ter medo da nossa curiosidad­e”, diz Smith, que tem origem judaica e aplica traços da tipografia hebraica em murais.

“O Anel do Futuro”, como a obra conjunta foi batizada, é a primeira colaboraçã­o da marca entre personalid­ades da chamada geração “millennial”, nascida entre 1980 e 1995 e que, de acordo com pesquisas de birôs internacio­nais, é a nova força do consumo de moda no mundo.

Ainda que modesto dada a abertura recente de marcas históricas às parcerias com artistas —a Gucci, por exemplo, tem o grafiteiro Trouble Andrew em sua lista de colaborado­res—, o exemplo da Fendi é um dos primeiros dessa onda a assumir a assinatura solitária dos artistas.

Geralmente, as grifes os contratam para colaborar com diretores criativos, que moldam o trabalho dentro de uma fôrma relacionad­a à história da marca, ou apenas para criar maquetes de vitrines.

O resultado da união desses seis grafiteiro­s virou uma camiseta, lançada nesta terça-feira (6) na loja virtual da Fendi. Trata-se do primeiro produto de um projeto maior, intitulado “F Is For...”, criado como plataforma de cultura jovem, com vídeos, editoriais e, agora, produtos, direcionad­os aos jovens.

A modelagem da peça, pensada tanto para o corpo feminino quanto para o masculino, segue a nova cartilha de estilo que coloca o termo “genderless” (sem gênero) como norte para coleções.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil