Folha de S.Paulo

Só Coreias devem negociar paz, diz diplomata

Embaixador de Pyongyang no Brasil diz que ‘forças estrangeir­as não deveriam interferir’ nas tratativas sobre a península

- GUILHERME MAGALHÃES

Para Kim Chol-hak, ‘foi uma grande decisão do nosso governo enviar comitiva’ à Olimpíada de Inverno, no Sul

“Acho que a relação entre as Coreias pode ser resolvida se os sul-coreanos tomarem as suas próprias decisões.” Essa é a avaliação do embaixador da Coreia do Norte no Brasil, Kim Chol-hak.

Para o diplomata, Seul “está forçada a escutar os americanos e os japoneses”. “As forças conservado­ras da Coreia do Sul, os Estados Unidos e o Japão não gostam da ideia de uma reconcilia­ção das Coreias”, afirma.

Ele lembra o trecho do discurso de Ano Novo em que o ditador Kim Jong-un disse que “o assunto das Coreias deve ser resolvido entre os coreanos”. No entender do embaixador, “as forças estrangeir­as não deveriam interferir” na península Coreana —o oposto do que defende seu homólogo sul-coreano, Jeong-gwan Lee (leia abaixo).

“Em outros anos”, observa ele, “tivemos ocasiões em que as relações entre as Coreias melhoraram, mas os americanos sempre impediram a reconcilia­ção”.

Kim falou à Folha na Embaixada da Coreia do Norte em Brasília, na terça (6), durante evento que celebrou o 76º aniversári­o de nascimento de Kim Jong-il (1941-2011) —líder do país entre 1994 e 2011, ele é pai de Kim Jong-un.

Às vésperas da abertura da Olimpíada de Inverno, que Jong-un deram o tom do evento na embaixada em Brasília, onde foram servidos pratos típicos coreanos.

Entre os presentes estavam o senador Fernando Collor (PTC-AL), membros de partidos de esquerda e diplomatas de países como Síria, Vietnã, Tailândia e Cuba.

O Brasil mantém relações diplomátic­as com a Coreia do Norte desde 2001 e é o único país das Américas a ter embaixadas tanto em Seul quanto em Pyongyang.

 ??  ?? Líderes de torcida nortecorea­nas chegam a hotel no Sul na quarta-feira (7)
Líderes de torcida nortecorea­nas chegam a hotel no Sul na quarta-feira (7)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil