Folha de S.Paulo

Novo advogado de Lula se reúne com relator

-

DE BRASÍLIA

Novo advogado de Lula, o ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence se reuniu nesta quinta (8) com o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato na corte.

Sepúlveda disse que, em sua opinião, o tribunal pode julgar o habeas corpus pedido pelo petista antes que as instâncias inferiores terminem de analisar o caso. Ainda cabe recurso no próprio TRF-4.

“Nós fizemos um apelo [para que a decisão sobre o habeas corpus seja rápida], dada a velocidade do tribunal de Porto Alegre. Está aberto o prazo para os embargos de declaração, e consequent­emente próximo à queda da suspensão da ordem de prisão”, disse Sepúlveda, que assumiu a defesa no começo desta semana. Fachin, no entanto, não deu prazo para decidir sobre o tema.

Um dos advogados de Lula, Cristiano Zanin disse que o petista está “sereno, mas com a indignação natural de uma pessoa condenada sem ter cometido um crime”.

Para Sepúlveda, o STF pode julgar o habeas corpus de Lula antes que o STJ e o TRF-4 concluam os julgamento­s justamente pela “velocidade” do tribunal.

A expectativ­a da defesa é que o caso seja discutido na segunda turma do STF, cujos ministros têm perfil garantista (a favor do réu cumprir a pena depois de esgotados os recursos) ou levar o assunto para o plenário do Supremo a fim de mudar o entendimen­to do tribunal sobre prisão após condenação em segunda instância.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil