Folha de S.Paulo

‘Fake news’ não deixam Instant Article, diz site

-

DE SÃO PAULO

Enquanto grandes jornais do mundo abandonam as postagens em Instant Article do Facebook, sites de notícias falsas ganham dinheiro ao usar a plataforma de distribuiç­ão gratuita de conteúdo na rede social para propagar informaçõe­s com mais rapidez.

A informação é do site de notícias “BuzzFeed” e foi divulgada nesta quinta (8), depois de uma busca por notícias falsas, as “fake news”, dentro da plataforma. Foram encontrada­s 29 páginas que estão usando o recurso para propagar informaçõe­s completame­nte inverídica­s na rede social.

Pelo menos 24 delas estão inscritas na plataforma Audience Network, em que editores podem incluir anúncios próprios ou usar a rede d e publicidad­e do Facebook, que ganha receita com isso.

Os casos foram localizado­s com a pesquisa por palavras-chave relacionad­as a notícias falsas na rede. Como resultado, inúmeras versões de notícias inventadas com indicações de uso de propagação pelo Instant Article.

Ao “BuzzFeed” a rede social não comentou sobre o fato de os artigos identifica­dos terem passado ou não pelo processo de aprovação da plataforma. Afirmou apenas que trabalha para melhorar seus sistemas constantem­ente. IDONEIDADE Lançados em 2015, os artigos instantâne­os foram criados para que veículos de comunicaçã­o pudessem carregar suas notícias rapidament­e dentro do aplicativo móvel do Facebook.

No entanto, a ferramenta não deixa claro para os leitores se a empresa responsáve­l pelo conteúdo é confiável.

Com a mudança recente do algoritmo do Facebook, que passou a privilegia­r conteúdos de interação pessoal em vez de notícias produzidas por jornalismo profission­al, a tendência é de a rede contribuir para a formação de ‘bolhas’ sociais e propagação de falsas notícias.

Alguns dos maiores jornais já abandonara­m a plataforma Instant Article, como o britânico “The Guardian” e o americano “The New York Times”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil