Folha de S.Paulo

Corte de Haia abre processo sobre Duterte e Maduro

Filipino é acusado de execuções, e venezuelan­o, de reprimir rivais

-

Para autoridade­s do país asiático, processo é ‘desperdíci­o’; chavismo nega impunidade de policiais criminosos

O Tribunal Penal Internacio­nal (TPI), com sede em Haia, na Holanda, abriu nesta quinta-feira (8) investigaç­ão preliminar contra os dirigentes das Filipinas, Rodrigo Duterte, e da Venezuela, Nicolás Maduro, por crimes contra a humanidade.

No caso filipino, a Corte avaliará as acusações de execuções extrajudic­iais feitas pela polícia e por grupos de extermínio incentivad­os por Duterte na guerra às drogas lançada pelo mandatário em julho de 2016.

A polícia reconhece que a ofensiva resultou em 4.000 mortes até dezembro de 2017, mas as cifras de organizaçõ­es de direitos humanos são superiores —a Human Rights Watch estima 12 mil assassinat­os no mesmo período.

“Enquanto alguns foram informados como confrontos entre quadrilhas, há diversas acusações de que muitos desses incidentes foram execuções extrajudic­iais em ações policiais”, disse a procurador­a da Corte, a gambiana Fatou Bensouda.

O porta-voz da Presidênci­a, Harry Roque, disse que o processo é um “desperdíci­o do tempo e dos recursos do tribunal” e desqualifi­cou os denunciant­es, chamandoos de “inimigos do Estado”.

Segundo Roque, o tribunal não tem jurisdição sobre Duterte: “Ele está enjoado e cansado de ser acusado. Quer ir ao tribunal colocar a procurador­a em seu lugar.”

O presidente, cuja campanha foi pautada pela promessa de combater o uso e o tráfico de drogas, já elogiou os agentes pelas ações, afirmando que eles deveriam matar se fossem ameaçados.

Além de acusá-lo de estimular os homicídios, ativistas ainda afirmam que o presidente bloqueia as investigaç­ões das denúncias de má conduta dos policiais.

A denúncia foi feita ao TPI por um advogado filipino em abril. Os alvos são Duterte e mais 11 membros do governo. VENEZUELA

 ?? Federico Parra - 7.fev.2018/AFP ?? O líder venezuelan­o, Nicolás Maduro, participa de evento de campanha em Caracas
Federico Parra - 7.fev.2018/AFP O líder venezuelan­o, Nicolás Maduro, participa de evento de campanha em Caracas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil