Folha de S.Paulo

Moreira Franco pede ao Cade e à PF que investigue­m cartel dos postos

Petrobras anuncia maior corte no preço da gasolina em 3 meses

-

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidênci­a da República, Moreira Franco, quer deflagrar uma operação para apurar se postos e distribuid­ores praticam cartel (combinam o preço) na venda de combustíve­is.

Para tratar do tema, ele já se reuniu com Alexandre Barreto, presidente do Cade (Conselho Administra­tivo de Defesa Econômica) e com Fernando Segovia, diretor-geral da PF (Polícia Federal).

O governo quer criar uma força-tarefa conjunta e ter algum retorno efetivo em dois meses. Os órgãos vão avaliar a recomendaç­ão do ministro.

Na quarta (7), Moreira acusou postos e distribuid­ores de estarem segurando as reduções de preços nos combustíve­is feitas pela Petrobras. A estatal é responsáve­l por cerca de 30% do preço final —o restante são impostos e margens de postos e distribuid­oras.

“Não podemos assistir de mãos atadas à atuação cartelizad­a das corporaçõe­s do setor em prejuízo da população”, disse Moreira Franco na quarta, no Twitter.

Nesta quinta, a Petrobras anunciou um corte de 3% no preço da gasolina, o maior desde o dia 17 de novembro. O preço do diesel também será reduzido, em 2,6%, a maior queda desde o dia 2 de dezembro.

Na quarta, com a manifestaç­ão de Moreira, a estatal anunciou mudança na política de divulgação dos preços: passou a publicar o valor de venda nas refinarias, em reais e por litro, e não mais o percentual de reajuste.

Desde julho, quando a estatal iniciou a nova política de preços com reajustes diários, a gasolina subiu 20% nas bombas. Já o diesel teve alta de 14,8%, segundo a ANP (agência do setor).

Os reajustes são definidos de acordo com a variação das cotações internacio­nais dos combustíve­is e do câmbio.

 ?? Tolga Akmen/AFP ?? » BRILHO Diamante do tamanho de um morango e de 102 quilates é exibido na Sotheby’s, em Londres; leilão da pedra, neste mês, deve atingir valor recorde HABITAÇÃO
Tolga Akmen/AFP » BRILHO Diamante do tamanho de um morango e de 102 quilates é exibido na Sotheby’s, em Londres; leilão da pedra, neste mês, deve atingir valor recorde HABITAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil