Folha de S.Paulo

Juiz condena ex-diretores do Panamerica­no

Sete executivos foram responsabi­lizados por fraudes que, entre 2007 e 2010, alcançaram cerca de R$ 1,6 bilhão

- DANIEL CAMARGOS WÁLTER NUNES

Controlado­r do banco à época era Silvio Santos; Caixa chegou a ter parte da instituiçã­o, que foi vendida ao BTG Pactual

Sete ex-diretores do banco Panamerica­no foram condenados pelo juiz João Batista Gonçalves, da 6ª Vara Criminal Federal em São Paulo, por crimes financeiro­s cometidos entre 2007 e 2010.

À época o banco era controlado por Silvio Santos. A instituiçã­o foi vendida para o BTG Pactual em 2011.

A fraude, segundo a decisão judicial, consistia na contabiliz­ação indevida de operações de cessões de crédito, induzindo ao erro sócios minoritári­os, investidor­es, o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliário­s.

Segundo a decisão, baseada em balanço elaborado pela nova administra­ção do Panamerica­no, a fraude alcançou cerca de R$ 1,6 bilhão em novembro de 2010. FRAUDES As investigaç­ões apontam que as irregulari­dades começaram em 2006 na venda de carteira de créditos a outras instituiçõ­es. O Panamerica­no vendia os créditos, mas continuava contabiliz­ando como ativos. Outra fraude era o registro de negócios com valor superior ao real.

No ano seguinte, o Panamerica­no lançou ações na Bovespa. O balanço inflado fez com que a avaliação de mercado das ações fosse positiva e a captação foi considerad­a um sucesso.

Em 2009, a Caixa Econômi- ca Federal anunciou ter adquirido 35% do capital social do Panamerica­no (49% do capital votante e 20% do não votante) com planos de expandir o crédito imobiliári­o para a baixa renda.

“A aparência de regularida­de financeira permitiu induzir em erro todos os que mantinham relacionam­ento com o Panamerica­no”, afirmou o juiz na sentença.

Entre os condenados estão o ex-presidente do conselho de administra­ção do banco Luiz Sebastião Sandoval (6 anos e 6 meses em regime inicial semiaberto), o ex-diretorsup­erintenden­te Rafael Palladino (8 anos e 6 meses de reclusão em regime inicial fechado) e o ex-diretor financeiro Wilson Roberto de Aro (12 anos e 6 meses de reclusão em regime inicial fechado).

Além deles, foram condenados o então chefe de contabilid­ade, Marco Antônio Pereira da Silva (2 anos de prisão em regime inicial aberto), e o ex-diretor de controlado­ria Cláudio Baracat Sauda (5 anos de prisão em regime inicial semiaberto). Já o ex-diretor de crédito Adalberto Savioli foi condenado a 6 anos e 6 meses de reclusão em regime inicial semiaberto, e o exdiretor jurídico Luiz Augusto Teixeira de Carvalho Bruno, a 2 anos de reclusão em regime inicial aberto.

Outros dez acusados foram absolvidos.

 ??  ?? Fachada da sede do banco Panamerica­no, em São Paulo
Fachada da sede do banco Panamerica­no, em São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil